TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA E SISTEMAS EM PSICOLOGIA: SÍNTESE DOS CONCEITOS DAS ESCOLAS DE PSICOLOGIA

Por:   •  28/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.918 Palavras (8 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CAMPUS CHÁCARA SANTO ANTONIO

TEORIA E SISTEMAS EM PSICOLOGIA: SÍNTESE DOS CONCEITOS DAS ESCOLAS DE PSICOLOGIA

SÃO PAULO

2020

TEORIA E SISTEMAS EM PSICOLOGIA: SÍNTESE DOS CONCEITOS DAS ESCOLAS DE PSICOLOGIA

Trabalho referente à disciplina de Teoria e Sistemas em Psicologia, do curso de Formação Específica em Psicologia, da Universidade Paulista.

Orientador: Prof. Paulo Vicente.

SÃO PAULO

2020

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………...…4
  2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO…...………………...........………………….......…...4
  1. Behevorismo..................................................………………….…..........….4
  2. Funcionalismo...............................................................……………...........6
  3. Estruturalismo.................................................…………………………........7
  4. Gestalt..................................................………………………....…………....9
  1. CONCLUSÃO………………………………………….……………………………........10
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS…………………………………...............…...11
  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa a compreensão de algumas escolas de pensamento psicológico. Faremos uma síntese dos assuntos abordados em aula, em leituras e artigos.

A Psicologia tem por objetivo o ser humano e toda sua complexidade. Quando nos referimos ao termo “escola de pensamento” nos referimos a um grupo de psicólogos que se associam ideologicamente, por afinidade de questionamentos, estudos e conclusões.  Em geral, os membros de uma escola de pensamento trabalham em problemas comuns e compartilham de uma orientação teórica.

  1. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

  1. Behevorismo.

O nome Behavorismo deriva da palavra inglesa Behavior, que quer dizer comportamento.

O objetivo do Behavorismo é o estudo do comportamento através da observação. Nesta abordagem, acredita-se que todo os comportamentos são frutos de experiências e condicionamentos sofridos pelo indivíduo.

O Behavorismo clássico – Também conhecido por Behavorismo Watsoniano, tem como seu principal expoente John B. Watson (1878-1958). O comportamento, na concepção de Watson, se referia basicamente as mudanças observadas no organismo, em especial, as mudanças nos sistemas glandular e motor, decorrentes de algum estímulo ambiental.

O Behavorismo Watsoniano se baseava no modelo do paradigma pavloviano de estímulo e resposta conhecido como condicionamento clássico.  Esse paradigma dizia que o comportamento é sempre uma resposta a um estímulo específico. Em seus estudos, Watson, se limitou a:

Estudar somente o comportamento observável, ignorando os fenômenos mentais.

Utilizar procedimentos objetivos para estudar o comportamento.

Explicar todos os comportamentos com base no paradigma de Pavlov.

O Behavorismo radical-  Abordagem desenvolvida por BurrhusFrederic Skinner (1904-1990), Segundo Skinner ao se analisar um comportamento (cognitivo, emocional ou motor) é preciso considerar o contexto em que ele ocorre e os acontecimentos envolvidos nessa conduta.

Skinner elaborou a teoria do condicionamento operante, onde descreve que para alcançar um comportamento desejado, o indivíduo deveria ser incentivado através de uma recompensa, se estivesse agindo corretamente, e se estivesse agindo errado, receberia uma punição. O comportamento é reforçado através das suas próprias consequências.

Entre outras necessidades, o indivíduo busca sobreviver, se proteger, se realizar, e a medida que alcançasse os seus objetivos, o comportamento se repetiria. Observou-se então que se um comportamento for seguido de um reforço positivo ou reforço negativo, a probabilidade de ele se repetir, aumenta. Enquanto que se for seguido de uma punição, a possibilidade do comportamento se repetir, diminui.

A Teoria Cognitiva Social – Teoria desenvolvida por Albert Bandura.  Neste pensamento a aquisição, mudança ou manutenção de um comportamento se dá pela contínua interação dos seguintes elementos:  o indivíduo, o comportamento e o meio ambiente.

Ele acredita também que o reforço é importante para o aprendizado e na configuração do comportamento, mas acrescenta que não necessariamente o reforço precisa ser vivenciado, o indivíduo pode também aprender pela observação do comportamento e das consequências do comportamento de outras pessoas. Isso requer que um indivíduo preste atenção ao que ele está observando, retenha a informação que ele observa e transforme-a para uso posterior.

A percepção dos resultados esperados para um comportamento afeta o indivíduo. Se ele acreditar que o resultado observado é negativo, pode optar por não produzir o comportamento. Em contrapartida, se ele espera que resultado seja positivo e depois não recebe essa mesma resposta positiva de outros, é provável que ele evite o comportamento no futuro.

  1.  Funcionalismo

A psicologia funcionalista surge nos Estados Unidos em oposição à psicologia Estruturalista (Edward Titchener).

O Funcionalismo considerava que a busca dos elementos que compõem a consciência era inútil, os esforços deveriam se concentrar em descobrir como a mente funciona, quais são suas funções e como ela se adapta ao meio que o indivíduo é inserido.

William James (1842-1910) - É considerado o fundador dessa escola de pensamento e buscou influencias na teoria da evolução de Darwin. James propôs que o importante era conhecer o funcionamento da mente e do comportamento na tentativa de ajudar o organismo a se adaptar ao ambiente. Para isso, qualquer ferramenta que possuía um valor informativo era válida, inclusive a introspecção, o estudo do comportamento animal e o estudo das doenças mentais. William James afirmava que a verdade de uma ideia ou conceito pode ser avaliada segundo o valor prático que possui (pragmatismo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com