TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Análise: Análise Com Base nos Conceitos de Psicologia

Por:   •  27/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

Preciosa - Uma História de Esperança

Relatório de Análise

Análise com base nos conceitos de psicologia

Subjetividade: No filme Preciosa, conta a história de uma menina de 16 anos que tem uma imaginação muito fértil, pensa em várias cenas em ser famosa, pensa que o seu professor é apaixonada por ela e que ficarão juntos. Porém na vida real tem uma vida muito conturbada, sofre abuso sexual, a mãe trata mal, é mãe na adolescência duas vezes e tem dificuldades ao aprender na escola. Isso a torna uma menina calada, que não gosta de expressar sua opinião e suas vontades, e as vezes a torna agressiva.

Identidade: Preciosa é uma garota negra, obesa, pobre, tímida , analfabeta, porém é uma garota sonhadora, onde mostra no filme uma história de superação.

Estigma: Por ser uma jovem negra, obesa, mãe e que é portadora do vírus HIV, Preciosa sofre muito preconceito. E essas características são marcas da Preciosa em relação a sociedade.

Personalidade: Por Preciosa ser negra e obesa, ela se imagina e sonha em ser uma moça branca, magra e loira. É muito tímida e calada, e que sofre com a maneira que sua mãe a trata, na maior parte o filme após ser maltrata ela fica calada, e em determinada parte do filme revida as agressões de sua mãe, quando chega em casa com seu filho.Também por sonhar que seu professor a ama, ela agride pessoas que falam ou fazem coisas ruins ao professor.

Relação Dialética: Em momentos de sofrimento na vida real, Preciosa fechava os olhos e imaginava outra situação, que era ser uma estrela, ser famosa. Essa era realidade, seria a “tese”, ou seja, a afirmação.

Mesmo sendo uma garota sofredora, Preciosa queria mudar de vida, ter uma vida melhor, estudar, cuidar de seus filhos. Estas características podem ser classificadas como “negação”, negar sua realidade, pois não aceita seus sofrimentos, antítese.

Precisa não quer mais sofrer, então decide sair de casa, estudar e cuidar de seus filhos. E  recebe ajuda da sua professora e da assistente social. Isso pode ser considerado como superação, síntese.

Mecanismos de defesa: Em várias cenas no filme é mostrado a fuga da realidade, um mecanismo de defesa que nega acontecimentos tão traumáticos. No caso da Preciosa que em momentos traumáticos se imagina em uma situação onde é feliz e famosa.

Desenvolvimento: Preciosa era uma menina calada, analfabeta que decide mudar de vida e tentar ter uma vida melhor, assim começa a estudar para aprender a ler e a escrever, e na escola alternativa aprende não só a ler e a escrever, mas aprende também a ter amigos. Decide não ser mais aquela menina sofrida, e vai em busca de coisas melhores.

Consciente: Preciosa usa tudo o que acontece com ela, para pensar e tornar aquilo passado, pois não deseja continuar com aquilo para sempre e deseja poder ter uma vida melhor.

Pré-consciente: Preciosa tenta esconder de seus pensamentos tudo que acontece com ela por ser situações traumáticas.

Inconsciente: Mesmo na vida real estar passando por momentos de sofrimento, Preciosa não fica com a lembrança do que está acontecendo, mas sim de momentos de ela cria em sua mente, que são momentos bons, para não “sofrer” com o que está realmente acontecendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com