TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de psicologia

Resenha: O conceito de psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Resenha  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Conceito de Psicologia, de acordo com a origem grega da palavra, psicologia significa o estudo ou discurso (logos) acerca da alma ou espírito (psique).

Atribui-se o cunho da palavra a Philip Melanchthon (1497-1560), colaborador de Martinho Lutero. A generalização de termo, entretanto, só se deu cem anos mais tarde. Christian Von Wolf (1679-1754) o popularizou ao estabelecer a diferença entre Psicologia empírica e racional e ao escrever diferentes tratados sobre cada uma delas. Porém alguns psicólogos concordam em chamar a psicologia de ciência do comportamento ou seja a psicologia ocupa-se de todas as atividades da pessoa total como perceber, pensar, conceber e sentir. Já para Henneman o comportamento pode incluir tanto a fala quanto para o caminhar e outras reações fisiológicas internas como batimentos cardíacos, alterações químicas sanguíneas e etc. e processos conscientes de sensação , pensamentos e sentimentos. Para outro autor Bleger a psicologia também é uma área de conduta ou seja além das manifestações observáveis e dos fenômenos mentais mas abarca também as manifestações humanas.

Escola da Psicologia- para fins didáticos, listam-se os principais subcampos da Psicologia descritos como dedicados á investigação cientifica básica, são eles; Psicologia Geral, Psicologia fisiológica, Psicologia do desenvolvimento, Psicologia animal ou comparada, Psicologia social, Psicologia diferencial, Psicopatologia, Psicologia da personalidade, Psicologia educacional, Psicologia aplicada ao trabalho, Psicologia aplicada a medicina esta porém é aplicada principalmente ao tratamento e prevenção de doenças.

Amplitude da Psicologia, para o estudante ciência pura e ciência aplicada possuem caráter distintos onde a primeira busca o conhecimento desinteressado e a segunda investiga temas com o objetivo antecipado de alguma área humana, contudo as duas estão intimamente relacionadas.

A diferença da Psicologia, sem duvida psicólogo e psiquiatra possuem diferenças pois o psicólogo faz o curso de graduação em Psicologia e pode se especializar em qualquer das variadas áreas da psicologia, já o Psiquiatra é o medico que se especializa em doenças ou distúrbios mental, contudo também o psicólogo trata destes distúrbios mentais porém a prescrição de drogas, terapias de eletrochoques e outras são prerrogativas dos Psiquiatras.

As relações da Psicologia com outras disciplinas, costuma-se denominar a psicologia de ciência biossocial, porque ela se relaciona principalmente com a Biologia e com as Ciências Sociais ou seja as pesquisas psicológicas orientadas para os aspectos biológicos do homem e do animal, como as realizadas pela psicologia fisiológica, animal e comparada e também aquelas que investigam as atividades sociais dos indivíduos como as das Psicologia Social, Educacional e do Trabalho.

A psicologia conota-se pela sua natureza interdisciplinar, assim como outros campos de estudo a mesma não se preocupa com a extensão que uma investigação permanece dentro dos limites da disciplina, podendo ilustrar essa afirmativa com a Psicologia Fisiologica que contribui com o desenvolvimento da Fisi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com