TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE STROOP APLICADO E CONCEITUADO POR DIFERENTES VERTENTES PSICOLÓGICAS

Por:   •  13/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  1.399 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]
 
CURSO DE PSICOLOGIA

 

TESTE STROOP APLICADO E CONCEITUADO POR DIFERENTES VERTENTES PSICOLÓGICAS

 

 

Igor Moraes e Lavínia Santos

Abril de 2018

Stroop É um teste realizado com o intuito de avaliar a atenção concentrada, geralmente usado pelo domínio experimental e clínico. O objetivo seria a concentração num estímulo ou em sua dimensão, tentando desconsiderar o resto, no caso, trata-se das cores das palavras e as imagens por um todo. A avaliação desses processos é importante para a avaliação de pacientes que sofrem lesões cerebrais ou que têm problemas neurológicos. O teste também envolve a atividade do cérebro e os processamentos automáticos.

Também conhecido por Teste Stroop de Cores e Palavras, é utilizado na área neuropsicológica, pela permissão do teste em rastrear a disfunção cognitiva. O teste Stroop foi originalmente desenvolvido por John Ridley Stroop (1935) e tem sido amplamente utilizado como teste neuropsicológico para avaliar atenção seletiva e aspectos de funções executivas, como flexibilidade cognitiva e suscetibilidade a interferência, relacionadas às disfunções do lobo frontal. O mecanismo psicológico subjacente à tarefa inclui memória de trabalho, velocidade de processamento de informação, ativação semântica e habilidade para resistir a uma resposta característica.

Leva-se mais tempo para nomear cores do que para ler nomes de cores - ex.: dizer "vermelho" para uma mancha de cor foi mais demorado do que dizer "vermelho" para a palavra vermelho. A explicação para esse fenômeno é atribuída ao fato de que, no caso de palavras e letras, a frequente associação entre a ideia e nome tornava o processo automático enquanto que no caso de cores e imagens precisava-se de um esforço voluntário para a escolha do nome.

Várias versões do teste Stroop têm sido desenvolvidas com variações em números de cartões usados, números de itens por cartão e também versões computadorizadas. O presente estudo é baseado em uma das versões mais utilizadas, o Victória Stroop Test (VST). Esta versão apresenta algumas vantagens para sua utilização, como: ser mais breve que outras versões que possuem um grande número de itens - pois há evidencia de que testes com durações mais curtas podem ser melhores para identificar dificuldades de inibição de respostas uma vez que não propicia o efeito da prática com a extensão da tarefa sendo sensível a desordens do lobo frontal; os escores que são relativamente independentes de velocidade cognitiva podem ser avaliados, como o caso de escore para erros e interferência; uma razoável base de dados normativos está disponível e é de domínio público.

A parte da tarefa onde o efeito Stroop, ou efeito interferência é mais acentuado, é baseado na apresentação de cartão contendo nomes de cores as quais estão impressas em cores diferentes do que está escrito, sendo que o sujeito deve falar somente as cores da impressão ao invés de ler a palavra escrita. Pacientes que realizam esta tarefa de forma lenta ou hesitante tendem a ter dificuldade de concentração, incluindo dificuldade em inibir distrações. Segundo Coutinho, Mattos e Abreu (2010), a apresentação desse paradigma envolve o processo cognitivo de controle inibitório, uma vez que informações conflitantes demandam que o indivíduo iniba o estímulo prepotente (leitura) por uma resposta menos usual. Ao interromper uma resposta que esteja em curso e não seja efetiva, permite uma reavaliação da estratégia adotada e inibi informações e processos concorrentes para o desempenho de respostas executivas.

Tanto as funções executivas quanto a atenção não são sistemas unitários e sim compostos por diferentes subcomponentes e dependem intensamente de sistemas cerebrais pré-frontais, sobretudo em circuitos subcorticais. Baseado em um constructo de que a atenção consiste de mecanismos distintos e muitas vezes complementares, Muir (1996) propôs a existência de três formas básicas de atenção, sendo: atenção sustentada (ou vigilância): refere-se a capacidade de manter o foco em uma determinada tarefa por determinado período de tempo; atenção dividida: refere-se à capacidade de atender concomitantemente a duas ou mais fontes de estimulação e atenção seletiva: refere-se à capacidade de direcionar a atenção para um determinado estímulo enquanto demais estímulos são ignorados.

O Teste Stroop tem sido amplamente utilizado no estudo da interferência cognitiva ao longo do envelhecimento sendo que um desempenho deficitário para este teste, associado à idade, são comumente descritos na literatura.

Embora o Teste Stroop seja um importante instrumento de avaliação clínica e de pesquisa e seja amplamente utilizado, não está padronizado para nossa população. Há poucos estudos brasileiros sobre este instrumento os quais normalmente envolvem crianças ou adultos jovens. Sendo assim, fazem-se necessários mais estudos, visando a busca de uma adequada utilização e interpretação dos resultados baseado na realidade da população brasileira, principalmente para a população idosa, carente de instrumentos validados/normatizados específicos para essa faixa etária.

Como acima exposto, há na literatura muitas considerações cognitivistas acerca do efeito stroop, mas raramente se encontra uma explicação comportamental sobre este fenômeno. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho foi, a partir de uma atividade prática da disciplina de processos psicológicos básicas, propor também uma leitura comportamental acerca deste fenômeno já tão bem documentado por outras abordagens.

Participantes

A amostra foi constituída de pessoas de múltiplas idades. Foram avaliados três indivíduos com idades entre 18 à 21 anos.

Ambiente e instrumentos

O Conselho Federal de Psicologia, através da Resolução CFP nº. 001/2003 Art.16, autoriza o uso de testes não padronizados na população brasileira para fins de pesquisa. Para o propósito do presente estudo foram utilizados o Stroop Test para avaliar funções atencionais e executivas - Vocabulário e Raciocínio, conforme descritos a seguir:

- Stroop Test - Versão Victória (Spreen et al., 1998)

Procedimentos

Os alunos foram avaliados separadamente, cada um com um aplicador do teste, o qual anotava os erros em uma tabela. O teste foi passado em um dos laboratórios de informática da UVV em computadores e por slides, onde contia 7 blocos que apresentavam as cores amarelo, azul, branco, preto, ver e vermelho, variando as cores das letras e do fundo do slide, cada bloco com uma sequência diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com