TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO DISSERTATIVO SOBRE O CONTEÚDO DA UNIDADE I

Artigos Científicos: TEXTO DISSERTATIVO SOBRE O CONTEÚDO DA UNIDADE I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  1.615 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO:

Procura-se neste texto apresentar as necessidades de estudar Psicologia Organizacional no curso de Administração Pública. Notam-se grandes mudanças na nova realidade, mudanças estas que exige dos administradores auxílio de profissionais conhecedores em realizar estudo referente ao comportamento e a subjetividade, buscando novas formas para melhoramento do funcionamento, com maior agilidade, sem perder a finalidade maior da Psicologia, que é criar condições para o desenvolvimento humano. Este estudo proporcionará os conhecimentos para compreender, atuar, explorar e analisar as dimensões que caracterizam as pessoas, detectando os problemas da instituição ou organização, aprendendo trabalhar e lidar com as pessoas.

Sendo assim, a Psicologia Organizacional está ligada diretamente aos ajustes para enfrentamento da modernização, focando no bem-estar dos trabalhadores, adotando–se posturas reflexivas para análise constante do cenário do mercado global.

DESENVOLMENTO:

Estudar Psicologia Organizacional proporciona conhecimento para trabalhar e lidar com pessoas. Ensina-nos a entender os comportamentos das pessoas e suas necessidades, aumentando a satisfação dos trabalhadores, visando o melhor desenvolvimento em suas atividades, proporcionando um melhor rendimento nos resultados de sua produção, além de auxiliar na organização, para encontrar novos ritmos de trabalhos para que se possa acompanhar o cenário do mercado local e global.

A psicologia organizacional, auxiliar o administrador da necessidade de está sempre refletindo e analisando as competências, habilidades, pensamentos, comprometimento, responsabilidades etc, procurando o melhor para a empresa e para os trabalhadores, focando sempre um resultado positivo.

É importante para que encontrar a maneira mais fácil de identificar a influência dos sentimentos em seu trabalho. A Psicologia Organizacional nas empresas auxilia para a compreensão do real desenvolvimento do ser humano em ambiente laboral. Auxiliar no enfrentamento dos desafios do ambiente interno de trabalho interno e externo. A Psicologia Organizacional sustenta com técnicas e conceitos o processo de formação de uma conduta necessária para a criação de um equilíbrio em ambiente organizacional, adequando-o e estabilizando. Não exclui no recrutamento e a seleção de pessoas, visando o melhor perfil para ocupação de cargos, treinamentos, análise de função, cargo, avaliação de desempenho, assessoria, aconselhamento psicológico, orientação e treinamento, visando alcançar o bem estar de cada trabalhador, sendo assim, a importância do estudo da Psicologia Organizacional.

Referente ao estudo de Hawthorne, realizado por Mayo, procura determinar possível relação entre a intensidade da iluminação do ambiente de trabalho e a eficiência dos trabalhadores, medida pelos níveis de produção apresentados. Sendo concluído que houve alterações na produtividade dos trabalhadores, onde se pode confirmar o comando do fator psicológico sobre o fisiológico. Com o término da pesquisa observa-se que as mudanças não tiveram significação física e sim definições sociais, criando grupos, proporcionando o desenvolvimento da liderança e dos objetivos comuns.

A valorização do ser humano pelo seu supervisor, transforma o comportamento das pessoas em seu ambiente de trabalho, proporcionando maior eficiência, aumentando a produtividade.

Sendo assim, a importância do estudo de Hawthoene, para a Psicologia Organizacional é devido à importância da participação do trabalhador através das opiniões para tomadas de decisões das tarefas, valorizando os trabalhadores. Com este estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com