TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIMIDEZ

Resenha: TIMIDEZ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Resenha  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  300 Visualizações

TIMIDEZ

A timidez aceitável se caracteriza por uma sensação de desconforto ou vergonha diante de situações de interação social, tais como: perguntar algo a um estranho ou falar em público. Uma pessoa tímida costuma ser insegura, fala pouco e dificilmente expressa sua opinião. Já a Fobia social se caracteriza por temor em conversar, falar em público, trabalhar, comer ou fazer qualquer coisa onde o sujeito se veja em situação de observação ou sob julgamento de outras pessoas.

Nos dois casos os sintomas de ansiedade podem aparecer. A diferença é que uma pessoa tímida pode controlar sua timidez e realizar suas vontades da melhor maneira possível. Já o sujeito com fobia social, vai preferir se prejudicar a enfrentar o seu medo.

As fobias sociais podem se instalar tanto na infância, quanto na adolescência, se estendendo muitas vezes a vida adulta. Várias situações vivenciadas pelo sujeito, como por exemplo, a falta de aceitação na adolescência, pode desencadear essa fobia. Se a pessoa é mais tímida e inibida, mas tem amigos e não é solitária, a timidez é um traço de personalidade e não está prejudicando sua vida. Entretanto, se por conta da timidez, não consegue encarar situações rotineiras e torna-se solitária, precisa de tratamento, pois desencadeou a fobia social.

Para que a fobia social não prejudique o desempenho público do individuo, quanto antes for diagnosticado o problema, mais eficiente será o tratamento.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com