TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação x Timidez

Por:   •  22/4/2016  •  Seminário  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Comunicação x Timidez

INTRODUÇÃO

Vivenciado por grande parte da população mundial, a timidez pode afetar nossas relações pessoais dentro do convívio social familiar e afetar também no futuro da carreira profissional. A comunicação é parte essencial para as relações humanas, sem ela não conseguimos demonstrar nossa opinião e o nosso potencial de conhecimento.

O que nos torna tão tímidos? Por que usamos a timidez como uma zona de conforto?

A timidez é a inibição diante de situações no convívio social em que a ansiedade causa um desconforto comportamental no individuo onde impossibilita o mesmo de realizar e expressar uma ideia, opinião ou conhecimento.

O individuo tímido cria em torno de si uma barreira, acreditando que se mantendo diante dela se livrará de situações constrangedoras, com essa barreira o individuo priva o seu comportamento e acaba não expressando seus pensamentos e emoções e bloqueia suas relações interpessoais. O tímido tem medo da rejeição, tem medo de ser colocado de lado nos trabalhos em equipe, por isso muitas vezes preferem o trabalho individual ou não opinam diante dessas situações.

Segundo Miguel Lucas, psicólogo comportamental, todos nós sentimos a timidez, porém de formas variadas, no entanto há alguns tipos que podem estar na origem da timidez prejudicial, seriam elas:

Fraca auto-imagem: pessoas que tem a crença negativa de que as suas qualidades pessoais não são interessantes, ou dignas de admiração, afetando assim sua auto-estima e auto-confiança.

Pré-ocupação consigo mesma: indivíduos que quando estão perto de outras pessoas tornam-se extremante sensíveis com o que estão fazendo, como se tivessem sido colocados no centro do palco, isso causa ansiedade e faz com que questionem cada movimento.

Rotulagem: Pessoas que se rotulam tímidas, psicologicamente sentimo-nos influenciados a viver de acordo com nossa expectativa. Quando nós rotulamos alguma coisa, essa coisa tende a ser fixada, e portanto, vivemos de acordo com a expectativa.

Estudos mostram que a timidez é criada pelo próprio individuo que convive com a mesma, em muitos casos o individuo se enxerga de forma inferior ao outro, se acha sempre pior, com ideias sem relevância, quando isso na verdade isso está sendo criado por ele mesmo.

Ao contrário do que pensamos, a timidez não é a exceção ela é a regra,é o que mostra um estudo realizado no Canadá, na universidade de Windson, que aponta que cerca de metade da população sofre do transtorno, o estudo ainda acrescenta que este número ainda aumenta quando considera-se que mesmo os mais desinibidos têm ao menos uma “crise de timidez” em algum momento da vida – até os mais extrovertidos podem tremer em uma entrevista para um emprego muito desejado.

O mesmo estudo realizado, ainda mostra que a timidez não é um mal, ela pode ser até saudável quando torna o individuo mais cauteloso, menos impulsivo e mais atento em suas ações. Com isso ajuda o individuo a não realizar uma ação que o comprometa.

Na sociedade atual, confrontamos com o cenário da tecnologia e frente a ela percebemos que pessoas que chegam a sofrer com a timizez conseguem ser muito mais desinibidas por de trás a uma tela, podemos então compara-lo ao “muro” que o tímido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com