TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS E MEIOS DE BULLYNG

Seminário: TIPOS E MEIOS DE BULLYNG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Seminário  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

TIPOS E MEIOS DE BULLYNG

Onde ocorrem? Em qualquer lugar onde os humanos interajam, tais como escolas, universidades, famílias, entre vizinhos, trabalho, internet que é chamado de cyberbullyng. (problemas mundiais)

Categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física, sexual, verbal.

Assédio escolar: O aluno que quer intimidar exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco. Ele tem o comportamento agressivo e negativo; faz isso repetidas vezes; onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

Alguns exemplos das técnicas de assédio escolar:

• insultar a vítima;

• acusar a vítima de não servir para nada;

• ataques contra o corpo ou propriedade dela; roubando e danificando suas coisas;

• fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando-a.

• colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade),

• fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade;

• isolamento social da vítima;

• chantagem.

• grafitagem depreciativa;

• Fazer que a vítima passe vergonha na frente de várias pessoas

• Colocam apelidos, ofendem, ameaçam, zombam, humilham, perseguem, ferem, intimidam, descriminam, assediam, etc

Características dos bullies

-alvos de Bullying - são os alunos que só sofrem BULLYING;

- alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING;

- autores de Bullying - são os alunos que só praticam BULLYING;

- testemunhas de Bullying - são os alunos que não sofrem nem praticam Bullying, mas convivem em um ambiente onde isso ocorre.

Os autores são indivíduos que têm pouca empatia, intolerantes, autoritários, com forte necessidade de controlar, inveja, ressentimento, rapidez em ficar nervoso e agressivo. Freqüentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais há pouco relacionamento afetivo . Seus pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, toleram o comportamento agressivo ou explosivo. Os que praticam o BULLYING têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delinqüentes ou criminosas.

Frequentemente foram vítimas de violência, maus-tratos, falência escolar e experiências traumáticas. Comportamentos autodestrutivos como consumo de álcool e drogas são vistos com mais frequência entre os autores de bullying.

Como a vitima de bullyng se sente

Crianças e adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tem tendência a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo, onde na maioria das vezes demonstram tais comportamentos no convívio familiar. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

MEDIDAS QUE ESCOLAS PODEM TER:

Ajudar o enfrentamento da situação pelas testemunhas demonstra aos autores do bullying que eles não terão o apoio do grupo. Outra estratégia é a formação de grupos de apoio, que protegem os alvos. Alunos que buscam ajuda tem 75,9% de reduzirem ou cessarem um caso de bullying.2

Os professores devem lidar e resolver efetivamente os casos de bullying, enquanto as escolas devem aperfeiçoar suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com