TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meios de hospedagem: conceito e tipos

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  1.840 Visualizações

Página 1 de 9

Meios de hospedagem: conceito e tipos

Um meio de hospedagem é uma edificação que exerce o comércio da recepção e da hospedagem dos turistas e visitantes em geral, e constitui-se de um edifício ou prédio contendo basicamente unidades habitacionais, uma recepção e uma governança, podendo ter ainda em sua estrutura, alimentos e bebidas, que compreende: cozinha, adega, restaurante, bar, cantina e despensa, e podendo contar ainda com: estacionamento externo, garagem interna e área de lazer. Os links conduzem a um aprofundamento dos assuntos.

Existem muitos tipos de meios de hospedagem: albergue, hostel, camping, eco-resort, estalagem, hospedaria, flat, apart-hotel, hotel (e suas subdivisões: charme, executivo, lazer, resort, fazenda, histórico, escola, ...), pousada, cama e café, motel, camping, etc.

No corredor turístico da cidade do RJ, os principais meios de hospedagem são: hotel, apart-hotel / flat, albergue, pousada, cama&café, apartamentos para temporada, quartos em residências e campings.

• Hotel 

É um estabelecimento comercial especializado em proporcionar acomodações para viajantes: a hospedagem. Esse meio de hospedagem, geralmente recebe uma classificação, de acordo com o conforto, luxo e serviços oferecidos. A maioria dos hotéis também disponibiliza serviços de alimentação, eventos e outros para propiciar maior satisfação e permanência aos seus hóspedes.

• Apart-Hotel

Também identificado como “flat”, o apart-hotel é um empreendimento imobiliário em forma de condomínio em que os apartamentos ou unidades habitacionais / UHs são utilizados para fins de locação por períodos variados, como num hotel, e normalmente gerenciados por empresas de administração hoteleira.

• Pousada

É um estabelecimento comercial, semelhante a um hotel, mas, em geral, modesto em tamanho e administrado de maneira familiar.

• Albergue

Também identificado como “hostel”, o albergue é um meio de hospedagem de baixo-custo, geralmente frequentado por estudantes ou viajantes que procuram um meio de hospedagem barato e apenas para passar as noites em um lugar confortável. Em geral dispõe de quartos coletivos, dotados de camas ou beliches e armários com cadeado para cada leito, e muitos deles têm uma cozinha coletiva (com no mínimo fogão, pia e geladeira), banheiros coletivos e, incluído na diária, fornecem o café da manhã. Em boa parte deles há quartos masculinos e femininos, mas em alguns estabelecimentos homens e mulheres ficam no mesmo ambiente e utilizam o(s) mesmo(s) banheiro(s). Alguns têm áreas e/ou quartos destinados a famílias e casais, máquina de lavar roupas (que geralmente é alugada para o hóspede, assim como roupas de cama), computadores com acesso à Internet (funcionando como um cyber-café), sala de TV, piscina, área verde, sala de jogos, biblioteca, etc. 

No Brasil, o termo “albergue” é também associado a “albergue da juventude”, cujo nome adveio da existência de diversos albergues ao redor do mundo que fazem colaboração internacional para poder oferecer descontos principalmente aos estudantes universitários que, fazendo uma viagem econômica na maioria das vezes, desejam conhecer outros países. Os membros da Federação Internacional de Albergues podem obter descontos ao pernoitar em albergues associados a esta instituição. Os visitantes que levarem os seus próprios lençóis podem muitas vezes pagar um preço ainda mais baixo.

• Cama&café

É uma adaptação brasileira do sistema “bed and breakfast”, em que o visitante  se hospeda na casa de um habitante local, que será seu anfitrião. O grande diferencial deste meio de hospedagem é a possibilidade de convívio diário com os habitantes locais, seus hábitos e sua cultura.

• Apartamento para temporada

No caso, o visitante se hospeda em um imóvel posto à sua disposição por um administrador deste meio de hospedagem. Dois grandes diferenciais deste meio de hospedagem: a oferta de poucos serviços (reduzindo significativamente o custo) e a privacidade do usuário (com a realização de certas atividades não permitidas nos outros).

• Camping
É um local, geralmente urbanizado, com uma infraestrutura para colocação de barracas e trailers, de natureza turística e permanência por tempo determinado. Atualmente os campings são também locais com bangalôs e outro tipo de habitações de maior conforto, e dispõem de equipamentos variáveis de acordo com a sua classificação, podendo incluir piscinas, campos de jogos, restaurantes, minimercado, etc.

Definições e Conceitos de HOSPEDAGEM

  1. - Definição de Hotel

Academia International Deu Tourisme; Hotel é o estabelecimento onde os viajantes podem se alojar e eventualmente se alimentar contra retribuição.

Dicionário Brasileiro Contemporâneo; Estabelecimento onde se alojam hóspedes e viajantes.

Definição Francesa; Estabelecimento comercial de alojamento classificado, que oferece habitações ou apartamento mobiliados, em aluguel, seja a uma clientela de passagem, ou em permanência, que se caracteriza por um aluguel, por semana ou por mês, mas que, salvo exceção, não constitui como domicílio.

2.0 - Conceitos Básicos

Produto Turístico; É o conjunto de serviços turísticos oferecidos ao turista, para tornar sua viajem cada vez melhor e mais agradável, o produto turístico não é palpável, sendo assim de difícil para controlar a qualidade dos mesmos.

Tripé da “ Indústria do Turismo”  Agenciamento / hospedagem / transporte.

Turismo Atual - O turismo vem ganhando uma importância cada vez maior no contexto do desenvolvimento socio-econômico, devido ao aumento da renda da população e as facilidades de transporte. Desta forma uma faixa bem maior da população esta participando deste fenômeno de massa.

Motivações  as motivações + preços acessíveis + bons serviços = fortes razões para levarem a demanda a tomar a decisão em favor de uma localidade ou outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com