TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOD - TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR

Por:   •  18/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.924 Palavras (12 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 12

PÓS GRADUANDA: Francisca Ione Pereira Antunes

TURMA: POSPI07 de Pós - Graduação em Psicologia Clinica e Psicoterapia Infantil.

PROFESSOR: MsC. Alberto Bezerra

DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa II

TEMA: A Importância do acompanhamento Psicológico na criança com TOD.

DELIMITAÇÃO DO TEMA: Uma Revisão Integrativa da Literatura sobre a importância do acompanhamento psicológico na criança com TOD.

PROBLEMA: Qual a importância do acompanhamento psicológico na criança com TOD?

HIPOTESE: A importância do acompanhamento psicoterapêutico ainda na infância, orientação com a família e a escola, utilizando as diversas formas de intervenção dentro da abordagem TCC, na criança com TOD. 

1. OBJETIVOS

1.1 GERAL 

Demonstrar como o acompanhamento psicológico na infância é importante para que a criança com TOD não evolua para outras patologias.

  1. ESPECÍFICOS 

  • Investigar sobre TOD em crianças, em publicações cientifica;
  • Discutir a importância do acompanhamento psicológico em crianças com TOD;
  • Enfatizar a importância do acompanhamento psicoterapêutico em crianças com TOD.

JUSTIFICATIVA: TOD – Transtorno Opositor Desafiador é tema desta pesquisa, é, porém a uma breve contribuição no desenvolvimento da pessoa que se avoluma e pode ser um assunto de grande relevância na área da psicologia. A prioridade é buscar uma melhor qualidade de vida para a criança com TOD e não permitir que evolua para outras patologias anti sociais através do diagnóstico e acompanhamento ainda na infância

          Porque falar do TOD? Pelo fato de ser um transtorno que é bastante confundido com birras e rebeldias e que vem prejudicando a conduta social de muitos adolescentes e adultos, evoluindo para outras patologias graves, o índice desse transtorno nos últimos anos vem crescendo bastante.

         Dessa forma através de várias pesquisas bibliográficas, viu-se a importância em conhecer melhor sobre as abordagens de tratamento deste transtorno de forma que possa contribuir positivamente com as crianças/ adolescentes afetados, impedindo que esse ser humano venha desenvolver uma patologia mais grave na vida adulta.

         Durante as pesquisas sobre esse tema TOD, entende-se a importância em conhecer as principais dificuldades das crianças portadoras deste transtorno e alguns dos métodos aplicados pelos psicólogos, com intuito de proporcionar a melhoria nos sintomas do TOD.

         Entende-se que a melhor forma de trabalhar o Transtorno Opositor Desafiador é através da multidisciplinaridade, é imprescindível em praticamente  todas as intervenções que lidam com distúrbios de neurodesenvolvimento. Sendo assim, é preciso reiterar a presença de três profissionais que representam uma marca indispensável no tratamento do TOD: o neurologista, e o psiquiatra infantil. Esses especialistas são devidamente preparados e direcionados para perceber os

Sintomas e tratá-los assim que há a confirmação do transtorno juntamente com Psicólogos, analistas comportamentais e psicopedagogos que também podem

compor o grupo de especialistas que oferecem intervenções às crianças e aos jovens que convivem com o TOD. As terapias propostas por esses profissionais são

Indispensáveis para o tratamento do transtorno, principalmente se houver alguma possibilidade de comorbidades ou transtornos associados.

Infelizmente o TOD esta associado com mau prognóstico na vida adulta, expresso por alto risco de depressão, tentativas de suicídio (Angold and Costello 2001Stringaris, Lewis ET AL. 2014), abuso de substâncias e problemas com a lei (Tremblay, Pihl ET AL. 1994).

METODO: O presente trabalho de pesquisa tem caráter qualitativo sendo realizado através de pesquisa documental, bibliográfica e Revisão de Literatura (RIL), que tem como objetivo reunir e sintetizar estudos publicados acerca de um determinado tema.

A Revisão de Literatura (RIL) também é conhecida como revisão bibliográfica, ela possui significados distintos no mundo cientifico e vem com o intuito de ajudar a construir o projeto de pesquisa em três fases especificas que são na introdução, no referencial teórico e na discussão. Lembrando que, busca cientifica é de extrema importância para a confecção de um projeto.

Uma introdução dentro da revisão de literatura precisa ter cinco elementos, compostos pela contextualização, problematizarão questões/ hipóteses, objetivos e relevância. Particularmente a revisão de literatura vai entrar na introdução e na

Problematizarão, um ponto diferencial para esta revisão de literatura, que é importante que cada vez que você saia para buscar as informações que você pense

no que você está procurando, na introdução é fundamental que essa revisão use conteúdos que justifiquem o seu objeto de pesquisa, a revisão de literatura é utilizada pra construção do contexto do seu objeto de pesquisa e da problematizarão do seu objeto de pesquisa, a pesquisa de literatura explica que e importante você separar momentos específicos para cada tipo de revisão, nesta primeira etapa é importante focar em que vai dar elementos para que o leitor entenda o objeto de pesquisa.

Na segunda etapa que é o referencial teórico é importante buscar uma revisão de literatura que aprofunde as idéias centrais do trabalho, ajudando o leitor a entender e entrar no mundo do objeto de pesquisa. Já na discussão que é a ultima etapa do projeto é necessário buscar comparações entre os seus resultados e a

literatura pesquisada, buscando similaridades ou divergências entre o seu estudo e de outras pessoas, é como se fosse à construção de uma conversa onde eu digo o

que encontrei e verifico junto a outros autores ou que já foi dito ou encontrado pra reafirmar os meus resultados ou pra discordar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (117.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com