TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA - TRANSTORNO OPRESSOR DESAFIADOR

Por:   •  22/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  5.145 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AULA TRANSTORNO OPRESSOR DESAFIADOR - TOD

OBJETIVOS:

É muito importante que todo professor seja qual a idade de seus alunos tenha um plano de aula, sendo este com um objetivo e uma lógica. Pois, ao se deparar com um aluno com algum transtorno, será imprescindível que este plano seja muito bem elaborado, pois ele terá de suprir as necessidades de todos os seus alunos, tendo que manter o mesmo nível de aprendizagem da turma. Alunos com Transtorno Opressor Desafiador – TOD são crianças extremamente opositivas, desafiadoras, que discutem por qualquer coisa, que não assumem seus erros ou responsabilidades por falhas e que costumam sempre se indispor com os demais de seu grupo. Essas crianças são discriminadas, perdem oportunidades de amizades, sofrem bullying, são retiradas de programações da escola tudo por causa de seu comportamento difícil. Então o professor deve ter como objetivo central de seu trabalho, atividades que além de ensiná-las os conteúdos curriculares promovam a socialização entre as crianças, de modo que elas entendam a importância de viver em grupo, sem fazer qualquer tipo de distinção. Estimular o cuidado e a atenção de umas com as outras. Ajudar a criança a se engajar na execução de atividades escolares e permanecer estimulando-a sempre.

CONTEÚDO:

A criança portadora de TOD necessita de soluções que prendam a sua atenção e ao mesmo tempo faça-o interagir com seus colegas de maneira a se socializar com todos em sala. Sabemos que o brincar é capaz deste façanha, pois contribui para o desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social. É por meio desse processo que a criança cria conceitos, relaciona idéias, impõe relações lógicas, se expressa melhor oralmente e corporalmente, a agressividade se reduz, inclui-se na sociedade, e cria seu próprio conhecimento.

2

RECURSO:

Portanto, o lúdico através de seus jogos e brincadeiras poderá auxiliar o professor em sala, para que consiga fazer com que a criança com TOD mude seu comportamento, sendo um recurso a mais que fará com que o professor consiga que ele, realize suas tarefas diárias, melhore o comportamento em sala, sua organização pessoal, relação com seus colegas e professor, etc.

ESTRATÉGIAS:

Existem muitas estratégias que o professor pode utilizar para trazer a criança com TOD para dentro do ambiente escolar, para que ela comece a participar se sinta incluída. O primeiro passo é conhecer o transtorno da criança e quais as suas dificuldades, depois ele deve:  Sempre motivá-lo com palavras que o fazem se sentir igual a todos;  Pedir ajuda a ele, sempre que necessitar de auxilio;  Não criticá-lo na frente das outras crianças;  Anotar se possível o plano de aula na lousa e as regras da sala;  Procurar tornar o ensino prazeroso, estimulando a participação do aluno e a interação social em atividades de grupo como: jogos e brincadeiras.

METODOLOGIA:

As tarefas devem ser compatíveis com as habilidades da criança, ir reforçando passo a passo até igualar com as demais crianças, trabalhando questões relacionadas ao planejamento e organização do estudo na escola e sobre a rotina diária. Sempre criando momentos de descontração para minimizar o stress e ajudar na socialização com colegas de classe; e principalmente procurar compreender que a criança não tem controle dos seus comportamentos, ela precisa de ajuda. Incentivá-la sempre este é o caminho.

3

INTRODUÇÃO

O Transtorno Opressor Desafiador (CID 10), é um dos transtornos mais comuns em crianças e adolescentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com