TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA: O TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR (TOD) NA ADOLESCÊNCIA E O DESAFIO DO PSICÓLOGO

Por:   •  25/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  7.663 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP

PRO-REITORIA ACADÊMICA

ESCOLA DA SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

BARTOLOMEU DOS ANJOS

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA: O TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR (TOD) NA ADOLESCÊNCIA E O DESAFIO DO PSICÓLOGO

MOSSORÓ/RN

2019

BARTOLOMEU DOS ANJOS

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA: O TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR (TOD) NA ADOLESCÊNCIA E O DESAFIO DO PSICÓLOGO

Trabalho apresentado por exigência da disciplina Processos Psicopatológicos da Infância e Adolescência do curso de graduação em psicologia da Universidade Potiguar-UNP.

Orientador: Prof. Esp. Makcion Muller Rodrigues Leite

MOSSORÓ/RN

2019

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA: O TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR (TOD) NA ADOLESCÊNCIA  E O DESAFIO DO PSICÓLOGO

O DSM-5 (2014, p. 462) interpreta o TOD como “um padrão de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou índole vingativa com duração de pelo menos seis meses”. A CID-10, na classificação F91.3, define o TOD como um:

Transtorno de conduta, manifestando-se habitualmente em crianças jovens, caracterizado essencialmente por um comportamento provocador, desobediente ou perturbador e não acompanhado de comportamentos delituosos ou de condutas agressivas ou dissociais graves (CID-10, 2012, p. 372).

O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) traduz em um transtorno psicológico determinado, sobretudo, por comportamentos manifestados na finalidade de agir contrariamente aquilo que se pede ou se espera dela. Inúmeros comportamentos evidenciam o problema: Conforme mencionado por Kaplan et al. (2003, p.995, “o Transtorno opositivo desafiador consiste em um padrão persistente de comportamentos negativistas, hostis e desafiadores na ausência de sérias violações de normas sociais ou direitos alheios”.

Conforme encontrado na bibliografia de Kaplan e Sadock (2007), a simulação demonstrou inúmeros comportamentos que evidenciaram o TOD da adolescente, sobretudo no sentido de comportar-se contrariamente ao solicitado pela psicóloga. A adolescente apresentou constantemente irritada, rancorosa, e se aborreceu facilmente, apresentando descontrole emocional e teimosia persistente. A adolescente desafiou solicitações e regras impostas pela psicóloga, inclinando acentuadamente em desentender com ela intencionalmente.

Nas observações comportamentais da adolescente Eduarda, de 17 anos, constatou-se a provocação dos limites da psicóloga para conseguir o que desejava naquele momento, e para se livrar das provocações, a psicóloga findou realizando o que adolescente almejava, a sua ausência da sessão de psicoterapia.  Anteriormente, a psicóloga percebeu que a ausência de regras e limites transcendia o limite do aceitável.

No atendimento com a adolescente, a preocupação inicial da psicóloga era o estabelecimento do vínculo e acolhimento, devido a sua importância durante o processo terapêutico. O determinado evento comportamental pela adolescente dependeria do vínculo formado com a psicóloga, e desta forma a profissional não conduziu o vínculo no processo terapêutico.

Diante da simulação realizada com a adolescente com TOD, é interessante admitir que essa observação possibilitou uma análise ampla a respeito das dificuldades do adolescente em geral com TOD e colaborou para a percepção da responsabilidade do profissional de psicologia.

No decorrer da sessão, a adolescente rejeitou as regras, compromissos e intencionalmente se irritou com a insistência das perguntas realizada pela psicóloga, provocando-a e acusando por não se sentir confortável naquele local.  A adolescente aceitou o convite da sua mãe em comparecer na sessão de psicoterapia após uma proposta de compensação e, no decorrer da psicoterapia perdeu o controle facilmente, ficou irritada mesmo com perguntas simples e apresentou um comportamento vingativo.

A adolescente ao desobedecer facilmente, não respeitou as regras, demonstrou querer ser o centro das atenções. Ela demonstrou ser incapaz de participar de qualquer situação se não estivesse no comando, que demonstrou uma atitude arrogante com a psicóloga, que muitas vezes apresentou comportamento desafiador.

A adolescente aparentou segura de si mesma, mas na realidade a sua atitude demonstrou viver o sofrimento e a solidão.

Assim, compreendo que a psicóloga deveria respeitar e aprender a proporcionar melhores caminhos de escuta sensível com a adolescente naquele momento na sessão de psicoterapia. Nesse sentido, a profissional psicologia deveria possuir uma escuta sensível, conforme menciona Orrú:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com