TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Transtorno Opositivo Desafiador

Por:   •  10/4/2016  •  Artigo  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  2.338 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo – Transtorno Opositivo Desafiador: Contribuição das Neurociências

Os elementos básicos para a formação do indivíduo são a genética e o ambiente. Nos primeiros anos de vida existência de um meio favorável, com estímulos afetivos e sensoriais, é imprescindível para a formação de indivíduos saudáveis, confiantes e equilibrados a longo prazo de suas vidas. Tendo isso em vista, o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) é baseado em um fator de risco cumulativo que agrega aspectos biopsicossociais e neurobiológicos. Foi provado que crianças criadas em ambientes caóticos são mais propensas a desenvolver TOD. Foram analisadas alterações neurológicas em pacientes com o transtorno, porém ainda não há certeza sobre sua origem e desenvolvimento (podem ser resultado da soma de fatores biológicos exógeno-endógenos e interações sociais com o ambiente). O TOD ocorre frequentemente em comorbidade com o TDAH, sendo um percursor muitas vezes do Transtorno de Conduta (TC) que se dá na adolescência.

A Desordem do Comportamento Disruptivo (DCD) engloba o TOD e a TC, caracterizando-se por um comportamento antissocial estável e persistente. O desenvolvimento de tal comportamento é resultado de fatores biológicos, ambientais e sociais, porém nem toda criança opositiva apresentará TC e nem todo adolescente com TC se tornará antissocial. Características da DCD são a falta de empatia e remorso, agressão, impulsividade, oposição, afeto superficial e desprezo pelas regras.

O TOD é caracterizado por um padrão de desobediência, desafio, comportamento hostil, falta de controle emocional e tendência de não conformidade com as autoridades. Tem como sintomas grandiosidade, sono diminuído e pensamento rápido. Costuma ser associado a TC e ao TDAH (maior incidência de casos, cerca de 50%).

O TC é um transtorno com condições mais graves quando comparadas ao TOD uma vez que normalmente desemboca em no desrespeito aos direitos alheios (comportamentos agressivos e cruéis, danos físicos a pessoas ou animais, roubos e delitos frequentes). Jovens com TC também não apresentam culpa ou remorso. As condições que apontam a evolução do TOD para o TC são: início precoce dos sintomas, baixo nível intelectual e econômico, pouco apoio familiar, grande agressividade e uso de drogas ou bebidas. O curso do transtorno é variável, podendo regredir ou progredir, tendo como resultado da permanência dos sintomas o uso de drogas e o comportamento antissocial.

Crianças com TOD apresentam preferência por alternativas sedutoras reduzida reatividade cardíaca a estímulos contrários, reduzida atividade do Sistema Nervoso Autônomo (fraca autorregulção para o reforço). Além disso, problemas no Eixo Hipotalêmico-pituário-adrenal e na neurotrasmissão podem influenciar tal transtorno. Tais problemas podem ter influência genética ou ambiental (ex: stress). Crianças com TOD tinham níveis mais baixos de cortisol, mostrando uma baixa reatividade ao stress (habituação). Outras caraterísticas como a responsividade a Fenfluramina (aumento de estímulo serotoninérgico) e fatores ambientais (ex: fumo durante a gestação) se apresentam nos casos de TOD. Foi também descoberta para o transtorno uma diminuição significativa na espessura cortical, com afinamento dos córtex insular, pré-frontal e cingulado, massa cinzenta com menor densidade, além do afinamento do córtex interno das emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com