TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO OBSERVAÇÃO - PDCV

Por:   •  11/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.271 Palavras (10 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir consiste na realização de entrevistas com três pessoas sendo duas dos sexo feminino e um do sexo masculino, que se enquadram no período jovem adulto entre 20 a 40 anos, onde as entrevistas traziam temas como sua rotina de vida, seu relacionamento familiar, seu relacionamento com pessoas de outras faixas etárias, semelhanças e diferenças na vida das pessoas de sua idade, comparação com outro momento de suas vidas, suas preocupações e medos, sobre como a profissão é encarrada nesta idade, como costumam tratar o amor e a sexualidade, o que pensam para o futuro e seus maiores sonhos, levando em conta cada resposta de acordo com o conteúdo aprendido em sala de aula baseado em diversas teorias, permitindo a compreensão em diversos fatores como o comportamental, cognitivo, sua personalidade, linguagem e também o social.

2. DADOS DAS ENTREVISTAS

Após analisamos as entrevistas realizadas, de acordo com a variação de 20 a 25 anos, duas do sexo feminino e um do sexo masculino, A. trabalha, e cursando sua graduação, é solteira e mora com seus pais, já P. somente trabalha, parou seus estudos no 2º grau, está casada e mora com seu marido e R. esta apenas cursando sua graduação, também solteiro e mora com seus pais, todos têm entre um ou dois irmãos e disseram que seu nível sócio-econômico se enquadram na classe média.

Eles nos contaram como funciona suas rotinas, A disse que durante a semana trabalha, faz academia e estuda; nos finais de semana gosta de sair mas as vezes prefere ficar em casa e ver filme com seu namorado, já P. nós contou sua rotina semanal que todos os dias acorda as 6h30 e chega ao seu trabalho as 8h00 que vai até as 18h30, e que em quatro dias da semana vai à igreja e nesses dias acaba chegando em sua casa as 22h00 e quando chega em sua casa prepara o jantar para ela e seu marido e logo vai dormir, a rotina de R. durante a semana são seus estudos e nos finais de semanas se divide entre jogar bola, participar de eventos com sua família e sair com sua namorada.

Em relação a seus relacionamentos familiares e sociais de acordo com A. seu relacionamento familiar não é muito bom pois briga muito com seus pais e sua irmã, e não conversa muito com eles, e P. e R. relatam que gostam muito de seus pais e irmão e tem um bom relacionamento familiar; já com o relacionamento social e suas amizades A. tem muitos amigos, gosta muito de todos e prefere ficar com seus amigos ao ficar em sua casa, P. é o contrário pois prefere estar na companhia de seus familiares e R. diz que acredita ter bons amigos.

Ao falarem sobre relacionamento com outras faixas etárias todos nós relatam não ter um problema com isso, A. se diz ser bem simpática e extrovertida e por isso se dar bem com pessoas de qualquer idade, já P. se diz se dar bem e acha ter mais maturidade que pessoas de sua idade e R. nós fala que até tem bastante amigos mais velhos que ele. Quanto a semelhanças e diferenças da vida das pessoas de suas idades, A. disse crer que as pessoas da mesma idade fazem o mesmo que ela ou seja trabalhar e estudar todos os dias, e fala que referente a diversão as pessoas desta faixa etária se preocupam mais em sair pra balada do que as responsabilidades do dia-a-dia, e P. diz o mesmo pois relata também que as pessoas desta idade pensam somente na diversão e baladas que é bem diferente dela pois sempre pensa em se divertir com sua família, já R. acredita que depende muito do que a pessoa gosta, os lugares que gosta de frequentar, não somente baladas mas também um cinema que é mais tranquilo, e com ele é assim as vezes gosta de ir a balada, mas outras vezes prefere ficar em sua casa assistindo um filme.

Em relação ao relacionamento com outras faixas etárias todos nos relatam não ter um problema com isso, A. se diz ser bem simpática e extrovertida e por isso se dar bem com pessoas de qualquer idade, já P. se diz se dar bem e acha ter mais maturidade que pessoas de sua idade e R. nós fala que até tem bastante amigos mais velhos que ele. Quanto a semelhanças e diferenças da vida das pessoas de suas idades, A. disse crer que as pessoas da mesma idade fazem o mesmo que ela ou seja trabalhar e estudar todos os dias, e fala que referente a diversão as pessoas desta faixa etária se preocupam mais em sair pra balada do que as responsabilidades do dia-a-dia, e P. diz o mesmo pois relata também que as pessoas desta idade pensam somente na diversão e baladas que é bem diferente dela pois sempre pensa em se divertir com sua família, já R. acredita que depende muito do que a pessoa gosta, os lugares que gosta de frequentar, não somente baladas mas também um cinema que é mais tranquilo, e com ele é assim as vezes gosta de ir a balada, mas outras vezes prefere ficar em sua casa assistindo um filme. E pedimos para eles comparassem as semelhanças e diferenças de outros momentos de suas vidas, A. relata que antes ela apenas estudava e que sua rotina era mais tranquila e que hoje com sua vida corrida e com suas responsabilidades cresceu muito em relação a tudo em sua volta, e P. compara que antes não se preocupava tanto e que hoje é mais responsável mas ainda tem sua maneira de brincar com as pessoas e ser feliz, e R. fala que as coisas mudaram, como o grupo de amigos, e hoje se sente mais responsável e centrado em seu objetivo em que pretende conquistar, dando valor o real valor as coisas, nós relatando o exemplo de que quando estava cursando o ensino médio não olhava a faculdade com tanta importância como hoje.

E questionados sobre quais assuntos, temas, problemas, preocupações, medos são mais importantes para eles; A. nós conta que tem muito medo de não conseguir concluir sua graduação, por ter de estudar muito e ter bastante empenho, pois pretende se formar e ter um emprego melhor e já conseguir uma carreira promissora, e P. diz que os pontos mais importantes para ela é a economia do pais pois está afetando a todos e a volta de Cristo, pois a palavra vem se cumprindo, como doenças, até mesmo a crise econômica, apesar de acreditar que para os outros jovens de sua idade se preocupem mais com carros, namorados, balada e outros, e R. se preocupa com sua profissão e que pretende conseguir um bom emprego e que está atrás disso, por isso leva muito a sério sua faculdade, pois pretende ter uma renda própria pra conquistar o que sonha. E nós fala sobre como as pessoas desta idade encarram a profissão, A. diz que em relação a isto você sempre tem que mostrar o seu melhor para ter o reconhecimento, e relata que quando entrou na empresa como aprendiz e depois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com