TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO PSICANALISE

Por:   •  24/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Visão de homem e mundo - Psicanálise

Saber como o homem é visto e qual a visão de mundo na Psicanálise e tão importante quanto o funcionamento desta teoria em campo prático, pois visto que o embasamento teórico e o fazer do analista na sua forma de abordagem entorno do sujeito do desejo inconsciente se formula pela forma como ele enxerga e interpreta o mundo e nas relações que esse estabelece com seus semelhantes. (André Nascimento,2016)

A psicanálise e sua visão de mundo reproduziriam um modelo de homem e de mundo correspondente ao materialismo racionalista do século XIX. Isto significa dizer que o homem é visto como “um ser instintivo, que, sob vários aspectos, se choca com as barreiras da lei, dos preceitos morais, e com suas próprias percepções, e, em consequência disto, é compelido a reprimir certos instintos no todo ou em parte” (JUNG, 2000, p. 150).

O homem é visto como sujeito onde o mesmo é produto de seus desejos conscientes e de suas fantasias inconscientes. Diz se Produto por que segundo Freud, o homem não é senhor da sua própria causa, quando na verdade o próprio sujeito não só é influenciado por seus impulsos conscientes dotados de razão e moral, mas pelo inconsciente que age quando o consciente falha e assim impondo seus verdadeiros desejos e o manifestando-os.  (André Nascimento,2016)

Visto que também sujeito, “o homem na psicanalise não pode ser relacionado ao termo “indivíduo” ou melhor explicando, não pode ser confundido com uma imagem “eu” que ele mesmo cria para si e para se apresentar e se relacionar com o mundo”. No entanto o sujeito da psicanálise é influenciado por várias instâncias psíquicas ou melhor dizendo, sistemas psíquicos onde um deles é o “Ego”. E o Ego se encontra no nível consciente do sujeito onde o mesmo é responsável pelo equilíbrio de seu comportamento.  (André Nascimento, 2016)

Na Psicanálise, o sujeito tem uma realidade própria de mundo que o levara a ser influenciado e determinara a sua postura diante das várias situações que lhe forem apresentadas e na sua forma de agir com o mundo em geral. Estas são, as influências do sistema psíquico e principalmente do inconsciente que determina e influenciam nas tomadas de decisões do sujeito, os seus trajetos e nas realizações de seus sonhos. (André Nascimento,2016)

A psicanálise também adota uma visão de mundo do ponto de vista da ciência. Freud chega à conclusão semelhante, afirmando que a Psicanálise pode apenas contribuir para a produção de novos conhecimentos na pesquisa da área mental e adota a visão de homem e mundo da ciência por acreditar que a psicanálise participa da mesma démarche.  (AMANDA BARROS PEREIRA PALMEIRA, RODRIGO BARROS GEWEHR, 2014, p. 76)

CONCLUSÃO

Afetado por forças e por instâncias do sistema psíquico, nosso comportamento é regulado de certa forma, pelos impulsos emitidos no consciente e inconsciente. A concepção Psicanalítica sobre homem, traz uma imagem que ele dominado não pelo “Eu” de uma imagem criada de si para lidar com o mundo externo, mas sim por impulsos do inconsciente e sujeito totalmente a este, faz perceber-se que a razão e moralidade interpostas no consciente são sujeitadas as leis de intervenção do inconsciente, podendo o homem, incapaz de ser totalmente autônomo de si. (André Nascimento,2016). A visão de homem e mundo da Psicanálise, reforça o racionalismo da ciência, negando a importância e a expressão de funções supostamente opostas à racionalização do inconsciente. Além de significar o empobrecimento do conhecimento, isto provoca consequências na psique do indivíduo e sustenta o dualismo ciência/religião, pois a fragmentação da realidade, e do mundo externo, está relacionada à projeção do conflito entre os opostos que operam na psique e esses dois fatores influenciam um ao outro, gerando uma experiência e, da mesma forma um conhecimento, unilateral. (JUNG, 1990).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com