TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtornos Mentais No Trabalho

Exames: Transtornos Mentais No Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 Aspectos culturais

Graves obstáculos são constituídos devido a desinformação e preconceito quando se trata de uma pessoa com problemas psiquiátricos. Em determinados momentos da vida muitas pessoas experimentam alterações psíquicas, criando assim dificuldades de uma boa relação consigo mesma ou com quem estiver ao seu lado. A sociedade aceita mais um problema médico ou cirúrgico do que um problema mental. São julgadas como “loucas” as pessoas que procuram um psicólogo, um psiquiatra ou um psicanalista.

Uma pessoa com problemas mentais que procura uma orientação médica, com certeza conseguirá resolver seus distúrbios e gerará uma qualidade a sua saúde mental. O médico conseguirá proporcionar ao paciente uma segurança na qual ele terá um aumento de produtividade e qualidade de vida tanto no ambiente familiar, quanto no ambiente de trabalho.

1.2 Transformações dos transtornos mentais

Uma das características mais marcantes na atual geração que vivemos é o aumento de transtornos mentais devido ao estresse.

As pessoas apresentam um sofrimento psíquico diferente em diversas situações durante sua vida. Essa evolução é contínua com o crescimento da violência.

Os transtornos mentais afetam qualquer pessoa, qualquer tipo de crise pode gerar um problema mental. Algumas pessoas se afastam do emprego que tem pois não são capazes de realizar suas atividades, gerando assim uma incapacidade produtiva. Quando a pessoa procura um psicólogo, não é por estar louca, mas sim para dar uma definição aos problemas que está encarando. A função do psicólogo é fazer com que as pessoas que estejam com esses problemas mentais, possam enfrentá-los, criando assim capacidade para realizar suas atividades. As organizações tentam neutralizar essas conseqüências para ampliar o nível de produção profissional sem a perda de qualidade.

1.3 Papel do Administrador

O papel do verdadeiro administrador dentro de uma empresa é atribuir de forma sadia e profissional a expectativa da organização. A principal riqueza de uma organização são as pessoas que nela trabalham, então a empresa necessita de um bom administrador que tenha interesse em desenvolver uma formação humanística e que tenha uma visão global de empreendedor.

O administrador tem que ter conhecimento na área que está atuando para não passar insegurança aos seus subordinados. Tem que acima de tudo dar ênfase a segurança ao qual os operários trabalham. Promover a saúde mental compreende o combate aos transtornos mentais, e esses devem ser tratados com atenção pois podem prejudicar e bastante na produtividade da empresa.

Cabe ao administrador conhecer as pessoas que trabalham ao seu redor, pois caso tenha alguém com algum tipo de transtorno mental, ele possa diagnosticar imediatamente, passando-lhe segurança. Cabe ao administrador compreender as transformações tecnológicas que estão ocorrendo dia-a-dia, ele deve desenvolver e implantar soluções que garantam maior eficiência para o desenvolvimento da organização.

2. Custo dos Transtornos Mentais

O Custo dos transtornos mentais geralmente saem caros, pois a empresa perde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com