TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tatiana

Dissertações: Tatiana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  3.167 Palavras (13 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

A criança passa por vários estágios de desenvolvimento e cada fase traz novas experiências e possibilidades de comunicação e aprendizado. O universo lúdico, neste contexto, pode contribuir para que o desenvolvimento da criança aconteça de maneira saudável e prazerosa, pois seu caráter educativo está inserido ás brincadeiras, jogos e brinquedo. O presente trabalho aborda a psicopedagogia e a importância do lúdico no processo ensino – aprendizagem junto às crianças da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Compreende-se que o lúdico é importante no desenvolvimento das potencialidades humanas do educando e proporcionam condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo, social, cultural e psicológico do educando. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e atenção. O objetivo central deste estudo é analisar a importância do brincar na Educação Infantil, numa visão psicopedagógica, pois segundo os autores pesquisados, este é um período fundamental para a criança no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa.

Palavras-Chave: Lúdico, brincadeiras, aprendizagem, Criança.

SUMÁRIO

Introdução 07

Capítulo I: A importância das atividades lúdicas na educação infantil 08

Capítulo II: O brincar na educação infantil: Brinquedos, jogos e brincadeiras 14

Capítulo III: A Psicopedagogia e o ato de brincar 23

Considerações finais 32

Referências 34

INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem ressaltar a importância das atividades lúdicas como complemento do aprendizado e desenvolvimento infantil, ressaltando que tamanha importância precisa ser mais introduzida no âmbito educacional.

A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, o jogo, a brincadeira e o brinquedo são a essência da infância, e utilizá-los permite um trabalho pedagógico que possibilite a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.

As atividades lúdicas são de fundamental importância para o desenvolvimento das potencialidades humanas da criança. O lúdico proporciona condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social. Atividade lúdica é toda e qualquer animação que tem por finalidade causar prazer e entretenimento a quem pratica no mesmo ato que ensina.

Os principais anos de vida são decisivos na formação da criança, é o período onde se constrói a identidade e parte da sua estrutura física, social, afetiva e intelectual. Os maiores benefícios que as atividades lúdicas desenvolvem na criança são: assimilação de valores, socialização, aprimoramento das habilidades, aquisição de comportamento, desenvolvimento nas diversas áreas de conhecimento.

O brincar implica uma relação cognitiva e representa a potencialidade para interferir no desenvolvimento infantil, além de ser um instrumento para a construção do conhecimento do aluno. As escolas devem facilitar a aprendizagem utilizando-se de atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador para favorecer o processo de aquisição de autonomia de aprendizagem. O lúdico pode ser utilizado em sala de aula como recursos metodológicos, propiciando a criança um ensinar de qualidade de forma divertida, simples e correta. Brincando a criança constrói seu conhecimento, incorpora valores morais e culturais.

CAPÍTULO I - A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

As atividades lúdicas na educação infantil são de suma importância para um bom desenvolvimento no processo ensino aprendizagem. Na medida em que a criança interage com os brinquedos e as brincadeiras, vai construindo relações e conhecimentos a respeito do mundo em que vive. As atividades lúdicas desenvolvem as potencialidades humanas da criança. O lúdico proporciona condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social.

Atividade lúdica é toda e qualquer animação que tem por finalidade causar prazer e entretenimento a quem pratica no mesmo ato que ensina.

Os principais anos de vida são decisivos na formação da criança, é o período onde se constrói a identidade e parte da sua estrutura física, social, afetiva e intelectual. Os maiores benefícios que as atividades lúdicas desenvolvem na criança são: assimilação de valores, socialização, aprimoramento das habilidades, aquisição de comportamento, desenvolvimento nas diversas áreas de conhecimento.

A origem da palavra lúdica vem do latim “ludus” que quer dizer “jogos” e “brincar”. E nesse brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimentos, que oportunizam uma aprendizagem mais prazerosa e satisfatória para a criança. A introdução do lúdico no processo ensino aprendizagem é uma maneira de repassar a educação no universo infantil, e não pode ser vista apenas como diversão, pois o desenvolvimento do aspecto lúdico facilita à aprendizagem, do desenvolvimento pessoal, social e cultural, colaborando para a saúde física e mental e o ato de brincar estimula ainda a memória.

As atividades lúdicas podem ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que permita pelo menos tentar uma situação de interação. Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é dirigida e como é vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada, pois toda criança que participa de atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e desenvolve novas habilidades, gerando assim um maior interesse em aprender com muito mais prazer. Na educação infantil, por meio das atividades lúdicas a criança brinca, joga se diverte sempre aprendo mais. Ela também age, pensa, raciocina, aprende e se desenvolve.

Qualquer jogo, brinquedo ou brincadeira dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com