TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Em Gestão De Recursos Humanos

Exames: Tecnologia Em Gestão De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  6.766 Palavras (28 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 28

Introdução

A atuação das pessoas na organização sempre foi importante, no entanto, atualmente este valor é muito mais reconhecido e notório. As organizações estão conscientes de que sem as pessoas não há inovação, pois são elas que pensam e agem para desenvolver sistemas, tecnologias e conceitos. Apenas as pessoas conseguem fazer, com o conhecimento que adquiriam antes ou durante a sua passagem pela empresa, a transformações de dados e informações abstratas em uma leitura precisa do ambiente externo turbulento e instável conferindo vantagem competitiva à empresa. Houve uma época em que era preciso buscar, adquirir e desenvolver tecnologias tangíveis para concorrer no mercado, hoje em dia. O diferencial passou a ser o recurso humano, intelectual, que ao contrário das máquinas não são fabricados em série e sã passíveis de um tratamento diferenciado. Estes precisam ser motivados e potencializados para garantir competitividade. As empresas ao perceberem essa necessidade, começaram a criar mecanismos para treinar e desenvolver seus colaboradores, no sentido de torná-los mais críticos em relação ao seu trabalho, proativos, autogeridos e mais responsáveis pela sua própria qualificação. A Universidade Corporativa surge desta realidade de educar e aprender parecem ser valores essenciais. As empresas que implantaram esse tipo de projeto precisaram mudar a mentalidade em relação a sua estrutura e cultura organizacional, ter comprometimento com o sistema e visão em longo prazo. Suas ações são pautadas na estratégia do negócio. A Universidade Corporativa é um dos caminhos para a empresa formar profissionais capacitados para o seu perfil organizacional.

DEFINIÇÃO DE SALÁRIO

Salário é o conjunto de remuneração básica atribuída a determinado cargo, é o pagamento de um trabalho, é uma demonstração objetiva de quanto à empresa valoriza o trabalho de seu funcionário.

DEFINIÇÃO DE MOTIVAÇÃO

A palavra motivação, segundo Maximiano (1995) (derivada do latim motivus, movere, que significa mover) indica o processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica, induz, incentiva, estimula ou provoca algum tipo de ação ou comportamento humano.

A palavra motivação, segundo Chiavenato (2004) a motivação esta relacionada com três aspectos:

• A direção do comportamento (objetivo);

• A força e a intensidade do comportamento (esforço); e

• A duração e persistência do comportamento (necessidade).

Os três elementos fundamentais na nossa definição de motivação são: objetivos organizacionais, esforço e necessidade individuais. Quando uma pessoa esta motivada, ela tenta trabalhar mais arduamente. Contudo, altos níveis de esforço nem sempre conduzem a um desempenho ou resultado favorável, a menos que o esforço seja canalizado na direção que possa beneficiar a organização. Assim, deve-se considerar a direção do esforço tanto quanto a sua intensidade. O esforço bem direcionado e consistente com o objeto organizacional a alcançar é o tipo de esforço que se deseja. Finalmente, a motivação é um continuo processo de satisfação de necessidades individuais. Se não houvesse necessidades individuais, muito provavelmente não estaríamos falando sobre motivação humana.

Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos e interesses coletivos as pessoas a irem à busca de algo que possa satisfazer suas vontades e que contribua de alguma forma para a realização de seus desejos, fica difícil motivar pessoas, até porque o ser motivado supera limites como se a pessoa estivesse sob efeito de algo superior, isso se dá quando a pessoa está centrada em seu objetivo maior levando a uma integração em busca de sua auto realização.

ASPECTOS TEÓRICOS DE ABRAHAM MASLOW

Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo americano, considerando o pai do humanismo na psicologia. - Ênfase nas características Humanas.

De acordo com esta teoria, o ser humano possui diversas necessidades que podem ser separadas em categorias hierarquizadas. Para motivar uma pessoa, você deve identificar qual é a categoria mais baixa na qual ela tem uma necessidade, e suprir estas necessidades antes de pensar em outras em categorias mais altas.

Necessidade de Auto Realização: É uma necessidade instintiva do ser humano. Todos gostam de sentir que estão fazendo o melhor com suas habilidades e superando desafios. As pessoas neste nível de necessidades gostam de resolver problemas, possuem um senso de moralidade e gostam de ajudar aos outros. Suprir esta necessidade equivale a atingir o mais alto potencial da pessoa.

O líder que conhece bem sua equipe saberá identificar quais são as necessidades de cada um e poderá aplicar os meios de motivação adequados. Por exemplo, se uma pessoa está passando por grandes dificuldades financeiras e a estabilidade de sua família está em risco, não adianta tentar motivá-lo dizendo que seu caso de sucesso será publicado no jornal da empresa.

Da mesma forma, um profissional que está no auge de sua carreira e em alta evidência na organização não se entusiasmará muito com a ideia de uma pequena mudança em seu plano de saúde que envolva alguns benefícios adicionais.

O gerente de projeto tem a responsabilidade de fazer um planejamento adequado dos recursos humanos no projeto. Isto envolve desde identificar os que podem trazer os melhores resultados para o projeto, conhecer a realidade de cada um e encontrar as formas corretas de motivá-los para a obtenção de resultados.

Necessidades de Status e Estima: Todos gostam de ser respeitados e bem vistos. Este é o passo seguinte na hierarquia de necessidades: ser reconhecido como uma pessoa competente e respeitada. Em alguns casos leva a exageros como arrogância e complexo de superioridade.

Necessidades Sociais: Com as duas primeiras categorias supridas, passa-se a ter necessidades relacionadas à atividade social, como amizades, aceitação social, suporte familiar e amor.

Necessidades de Segurança: Envolve a estabilidade básica que o ser humano deseja ter. Por exemplo, segurança física (contra a violência), segurança de recursos financeiros, segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com