TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Aprendizagem

Artigos Científicos: Teoria Da Aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  5.788 Palavras (24 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 24

RESUMO

Muitas são as teorias de aprendizagem existentes, atualmente, no âmbito acadêmico. Isso se deve ao fato de cada teórico escolher estudar os aspectos que acreditam ser essenciais para as questões da educação. Contudo, sabe-se que nenhuma delas esgota e explica todos os questionamentos a essa área de conhecimento. Esse estudo versa sobre essa teoria com o objetivo geral de discutir a relação entre as teorias de aprendizagem de Skinner e suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem. Assim, fez-se necessário descrever o conceito de aprendizagem de Skinner, apontando a sua implicação pedagógica, para em seguida comparar o principal pressuposto de sua teoria. Para atender aos objetivos deste estudo comparativo utilizou-se da pesquisa exploratória do tipo bibliográfica. Buscou-se, então, fazer um levantamento sobre as principais obras do autor escolhido, para em seguida destacar os principais conceitos envolvidos na questão da aprendizagem. Diferentemente da ideia difundida na comunidade acadêmica, esclareceu-se que as abordagens possuem vários pontos de convergência, mas que também divergem em alguns aspectos. Uma conclusão obtida com a realização deste trabalho se refere ao conceito principal do autor para o entendimento do processo de ensino - aprendizagem. Espera-se que este trabalho possa contribuir para um melhor entendimento da teoria de Skinner bem como, explique alguns equívocos difundidos sobre sua abordagem, contribuindo também para ampliar a compreensão geral sobre as diferentes abordagens para o conceito de aprendizagem facilitando a prática pedagógica.

Palavras-chaves: Teoria de Aprendizagem; Skinner; Prática pedagógica.

ABSTRACT

There are many theories of learning exist currently within academia. This is because each choose to study theoretical aspects that they believe are essential to education issues. However, it is known that none of them out and explains all questions to this area of knowledge. This study deals with the theory for the general purpose of discussing the relationship between learning theories of Skinner and his contributions to the teaching-learning process. Thus, it was necessary to describe the concept of learning Skinner, pointing their pedagogical implication, it compares the main assumption of his theory. To meet the objectives of this comparative study, we used the type of exploratory research literature. We attempted to then make a survey on major works of the author chose to then highlight the key concepts involved in the issue of learning. Unlike the widespread idea in the academic community, it was clarified that the approaches have several points of convergence, but also differ in some respects. One conclusion obtained from this work refers to the main concept of the author to understand the process of teaching - learning. It is hoped that this work can contribute to a better understanding of the theory of Skinner and explain some misconceptions circulated about his approach, contributing also to broaden the general understanding of the different approaches to the concept of learning by facilitating pedagogical practice.

Keywords: Learning Theory; Skinner; Pedagogical practice.

1 INTRODUÇÃO

Skinner baseou suas teorias na análise das condutas observáveis. Dividiu o processo de aprendizagem em respostas operantes e estímulos de reforço, o que o levou a técnicas de modificações de conduta na sala de aula. Trabalhou sobre a conduta em termos de reforços positivos (recompensas) contra reforço negativo (castigos). Nenhum cientista ou pensador do século XX levou tão a sério a crença na possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano como o norte americano Burrthus Frederic Skinner. Sua obra é a expressão mais célebre do behaviorismo, corrente que dominou o pensamento e a prática da psicologia, em escolas e consultórios, até os anos 50. Ao contrário de alguns psicólogos, ele tem explicitado as implicações políticas de suas experiências, chegou a descrever uma sociedade utópica onde o controle fosse utilizado para promover o bem estar das pessoas.

2 A TEORIA DE APRENDIZAGEM

De acordo com as ideais de Skinner (2005), pode-se dizer que aprendizagem é uma mudança na probabilidade da resposta, devendo especificar as condições sob as quais ela acontece. É importante salientar que o mesmo autor garante ainda que a execução de um comportamento é essencial mas não é isso que afirma a existência de uma aprendizagem. Assim, é necessário que se saiba a natureza do comportamento, bem como, entenda-se o seu processo de aquisição.

Percebe-se, com isso, que, para este autor, o grande foco dos estudiosos da aprendizagem não devem ser as ações que os indivíduos emitem em si, mas sim as contingências do qual o comportamento é função. Tentando elucidar sua ideia, Skinner (1972) expõe que “Três são as variáveis que compõem as chamadas contingências de reforço, sob as quais há aprendizagem: (1) a ocasião em que o comportamento ocorre, (2) o próprio comportamento e (3) as consequências do comportamento”.

Skinner aponta que um dos grandes problemas do ensino atualmente está em criar condições favoráveis para as consequências do comportamento. Para que o comportamento seja efetivamente reforçado é importante que a consequência esteja associada em um breve tempo com a resposta emitida pelo organismo.

Na tentativa de aproximar o aparecimento de um reforçador do comportamento emitido do aluno Skinner criou as máquinas de ensinar. Para ele, essas máquinas deveriam ser colocadas em sala de aula para auxiliar o professor no ensino dos conteúdos. As máquinas são programadas com perguntas de múltipla escolha sobre um determinado assunto, o aluno terá que colocar o botão na casa que corresponde a resposta correta, caso erre, o aluno não consegue passar para a pergunta seguinte. Pode-se acoplar uma luz que acenda toda vez que o estudante apresente a resposta correta. Um fator importante a ser citado sobre a máquina é que, como cada criança teria um aparelho, o ritmo da sequência de perguntas é controlado por cada aluno (SKINNER, 1972).

Para Skinner, o uso das máquinas cessa com o problema da contiguidade do reforço e permite que cada aluno tenha o seu tempo respeitado, podendo cada criança ter um trabalho mais individualizado possível. Este autor expõe também os benefícios que o uso das máquinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com