TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Das Expectativas De VROOM

Ensaios: Teoria Das Expectativas De VROOM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  2.750 Visualizações

Página 1 de 5

QUEM É VICTOR VROOM?

Victor Vroom nasceu em Agosto de 1932 em Montreal no Canadá, é psicólogo sendo Ph.D. em Psicologia pela Universidade de Michigan, já lecionou nas Universidades da Pensilvânia e na Carnegie-Mellon nos EUA. Atualmente é professor na Universidade de Yale também nos EUA.

Desenvolveu uma teoria motivacional que se restringe exclusivamente à motivação para um indivíduo produzir reconhecendo as diferenças individuais. Para ele podemos aumentar nossa produtividade quando existe expectativa, recompensa e a relação entre ambas. Essa teoria foi desenvolvida por ele em 1964.

O QUE É MOTIVAÇÃO?

Segundo o dicionário motivação é o ato de motivar; exposição de motivos ou causas; conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam um certo tipo de conduta em alguém.

MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA E EXTRÍNSECA

Segundo Guimarães (2004) a motivação intrínseca tem sido associada diretamente aos construtos de competência, autodeterminação e autonomia. Já a motivação extrínseca articula-se com a performance com vistas a uma recompensa fornecida por um agente externo.

A TEORIA DA EXPECTATIVA DE VROOM

Teoria da Expectação ou Expectativa de Vroom foi desenvolvida em 1964 com base em uma visão econômica do indivíduo, que possui vontades e desejos diferentes em relação ao trabalho. Cada pessoa toma decisões de acordo com o que é mais adequado para si no momento. Essa decisão segundo Vroom, tem como base a avaliação de 03 fatores:

• Valência ou Valor: que ele atribui ao resultado que vem de cada alternativa;

• Instrumentalidade: percepção em relação a obtenção de cada resultado, ligada a uma determinada compensação;

• Expectativa: acredita que tem o poder de obter cada resultado pretendido;

A Teoria da Expectativa de Vroom apresenta a seguinte equação::

motivação = [expectativa] X [instrumentalidade] X [valor]

VALOR

As diferentes compensações ligadas as alternativas apresentadas terão diferentes valores para cada pessoa. Um novo emprego, por exemplo, poderá ter valores positivos como um maior salário ou uma maior visibilidade mas entretanto poderá ter como valor negativo uma carga maior de trabalho ou a mudança para outra cidade.

PERCEPÇÃO DAS COMPENSAÇÕES LIGADAS AOS RESULTADOS

Toda pessoa tem um percepção da compensação que terá se alcançar um resultado vislumbrado. Ela pode estar convencida de que se chegar a uma das alternativas apresentadas no cenário no qual esta inserida, será promovida. Essa relação entre desempenho e compensação, na linguagem de Vroom, é chamada de "instrumentalidade".

EXPECTATIVA DE ALCANÇAR O RESULTADO

Uma pessoa avalia a probabilidade de obter um resultado comparando os esforços necessários para isso com as suas próprias capacidades. Se ela entender que a probabilidade ligada a uma determinada alternativa, por exemplo, é muito baixa, ela irá fazer sua escolha entre outra possível alternativa. Se ela achar que é impossível atingir essa alternativa, ela não fará qualquer esforço para isso. "Não, isso não irei conseguir de jeito nenhum!" e "Não tem problema; eu chegarei lá!" são posturas típicas presentes nessa expectativa.

RESULTADOS

Vroom enfatiza a importância de se analisar com cuidado a dimensão dos valores atribuídos a uma compensação. Por exemplo, um jovem profissional pode atribuir enorme valor a uma promoção não pelas perspectivas de crescimento na carreira ou pelo aumento de salário em si mas pelo fato de que esse aumento vai permitir a ele se casar.

Isso demonstra que a motivação não é um processo. Ela varia de indivíduo a indivíduo, em função dos objetivos pessoais de cada um.

QUADRO EXPLICITANDO A TEORIA DA EXPECTATIVA DE VROOM:

Fonte: http://diegoandreasi.files.wordpress.com/2011/07/motivacao_vroom1.png

Em termos práticos, esta teoria sugere que um funcionário se sente motivado a despender um alto grau de esforço quando isto vai resultar em boa avaliação de desempenho; que boa avaliação de desempenho vai resultar em recompensas organizacionais, tais como bonificação, aumento de salário ou promoção; e que estas recompensas vão atender suas metas pessoais (ROBBINS, 2002).

De acordo com Vroom (apud Robbins, 2002), a teoria da expectativa ajuda a explicar por que tantos trabalhadores não se sentem motivados em seu trabalho e fazem o mínimo necessário para continuarem empregados. Sob a forma de perguntas, Robbins examina as três relações da teoria da expectativa, sendo que todas devem ser respondidas positivamente pelos funcionários para que sua motivação seja maximizada:

“Primeiro: se eu der o máximo de meu esforço, isto será reconhecido em minha avaliação de desempenho?

Para muitos trabalhadores, a resposta é: não. Por quê? Sua capacidade pode deixar a

desejar, o que significa que, por mais que se esforcem, eles nunca terão um desempenho superior. Outra possibilidade é o funcionário, justa ou injustamente, achar que seu chefe não gosta dele. Conseqüentemente, sua expectativa é de uma avaliação ruim, não importa o quanto se esforce. Estes exemplos sugerem que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com