TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Expectativa de Vroom

Por:   •  16/5/2016  •  Ensaio  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria da Expectativa de Vroom

Victor h. Vroom¹ desenvolveu uma teoria de motivação diferente da teoria de Maslow e Herzberg, para ele o nível de produtividade individual depende de apenas três fatores que vem de dentro do indivíduo:

  1. Objetivos pessoais do indivíduo: a força do desejo de atingir seus          objetivos, podem incluir  dinheiro, reconhecimento, segurança no cargo, aceitação social, crescimento profissional, entre outros.

  1. Relação percebida entre satisfação dos objetivos e alta produtividade: se um colaborador deseja ganhar mais e isso está ligado a produção ele irá produzir mais para ganhar mais. Mas que se ele quer ser aceito socialmente e irá produzir menos, pois se produzir mais que os outros, ele poderá ser rejeitado pele grupo.

  1. Percepção de sua capacidade de influenciar sua produtividade: se um funcionário sabe que se esforçando, se empenhando mais para realizar sua tarefa, obterá pouco resultado ele não irá se esforçar muito, um exemplo disso seria uma pessoa colocada em um cargo sem treinamento ou do funcionário trabalha em uma linha de montagem de velocidade fixa.

[pic 1]

Figura 1.3 As três dimensões básicas da motivação segundo Vroom

Fonte: http://flaviofausto.blogspot.com.br/2011/09/o-modelo-contingencial-de-motivacao-de.html

________________    

Esse modelo de motivação é denominado modelo de expectação de motivação, já desenvolvida por outros autores. Baseia-se na hipótese de que a motivação é um processo de escolhas entre comportamentos. O individuo percebe as consequências de um determinado comportamento  em função de algo que deseja, Assim ele analisa os resultados obtidos, como de primeiro nível ( por exemplo produtividade elevada), buscando meios para alcançar resultados de níveis final (dinheiro, promoção, apoio do supervisor, benefícios sociais), como mostra a figura  abaixo:

[pic 2]

1.4

Fonte:

Segundo Vroom, cada indivíduo tem preferências diferentes de resultados finais, aos quais denomina valências.

Conforme a figura ....  a produção elevada (resultado do primeiro nível) em si não tem valência mas estando relacionada ao desejo de alcançar os resultados finais. Essa relação é definida como instrumentalidade. Os valores que a instrumentalidade apresenta variam de +1,0 a -1,0.  Podendo estar diretamente ligada ao alcance dos resultados finais ou não. Como por exemplo, um indivíduo perceber que não a relação entre a produtividade elevada e o dinheiro, a instrumentalidade será zero, de nada adiantaria a produção elevada para alcançar dinheiro.

A valência de um indivíduo, ou seja, o desejo para uma produtividade elevada é determinada pela soma das instrumentalidades e valências de todos os resultados finais. Sendo assim, a motivação do indivíduo e seu esforço podem influencia-lo a perceber que isso pode alterar seu desempenho. Essa percepção é denominada como expectância. A expectância pode apresentar valores que variam de 0 a +1,0, dependendo da certeza de que suas ações podem influenciar seu desempenho. Assim o indivíduo pode procurar trabalho extraordinário se perceber que sua capacidade e esforço podem levar a produtividade elevada, podendo proporcionar-lhe dinheiro, promoção apoio do supervisor, aceitação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com