TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Expectativa

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da Expectativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.915 Palavras (8 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 8

Teoria da expectativa

Motivação = valor x expectativa x instrumentalidade.

Desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, é uma teoria que tenta explicar a motivação humana, é um processo que governa a escolha de comportamentos voluntários alternativos, onde uma pessoa pode fazer suas próprias escolhas. A motivação é nula se no caso em que não existe qualquer expectativa em atingir o resultado, dessa forma, ocorre desmotivação sempre que a valência (valor) é negativa, isto é, quando a pessoa prefere não atingir o objetivo.

Encara a produtividade como um meio de alcançar satisfação, o esforço realizado para conseguir um alto desempenho, deve ser recompensado com resultados que façam com que o esforço tenha válido a pena. Produtividade não é um fim em si, mas um meio para um fim, de modo que, quando os trabalhadores percebem a produtividade alta como meio que leva a alcançar um ou mais de seus objetivos pessoais, tenderam a produzir mais.

A motivação individual será significativamente pelas probabilidades que o funcionário atribua às seguintes relações: que seu esforço conduza a desempenho, que o desempenho conduza a recompensas e que estas satisfaçam objetivos pessoais.

A Teoria da Expectativa de Motivação não tenta explicar o que motiva os indivíduos, mas sim como elestomam decisões para alcançar o fim que eles valorizam.

Modelo de Expectativa Simplificado

O modelo de motivação de Vroom apóia o modelo de expectação da motivação. Os três principais fatores nessa teoria são: Valência, Expectativa e Instrumentalidade.

Se um desses fatores não existe, a motivação se vai.

- O valor

Atribui ao resultado advindo de cada alternativa (que ele chama de "valência").

É a inclinação, a preferência para receber uma recompensa, cada recompensa, em um momento preciso, tem um valor único, embora este valor possa variar com o tempo, dependendo da satisfação das necessidades e do surgimento de outras novas oportunidades, as diferentes compensações ligadas as alternativas A, B e C, terão diferentes valores para uma pessoa.

O valor pode ser positivo ou negativo. No primeiro caso existirá um desejo por alcançar determinado resultado e no outro caso o desejo será de fugir de um resultado final específico. Valência é a importância colocada na recompensa.

Por ex: Um novo emprego poderá ter como valores positivos um maior salário e uma maior visibilidade e poderão ter como valor negativo uma carga maior de trabalho e uma mudança para outra cidade. Para um vendedor sua valência é a importância colocada nas comissões recompensas.* O quanto eu realmente quero um "A" em matemática?

* Do I want a bigger raise? Eu quero um maior aumento? Is it worth the extra effort? Valerá a pena o esforço extra? Do I want a promotion? Eu quero uma promoção?

* How important to me is it to be team MVP? Como importante para mim é ser MVP da equipe?

* Do I need a sales bonus? Preciso de um bônus de vendas? Is the extra time I spend making extra sales calls worth the extra commission? É o tempo extra eu gastar fazendo vendas extras chamadas no valor da comissão extra?

* Is it important to me that I am the best salesperson? É importante para mim que eu sou o melhor vendedor?

-A percepção

É a estimativa feita por uma pessoa sobre a obtenção de uma recompensa, de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação (que ele chama de "instrumentalidade"). Toda pessoa tem um percepção da compensação que terá se alcançar certo resultado.

A instrumentalidade também assume um valor entre 0 e 1. Se a estimativa sobre a obtenção da recompensa é eqüitativa com desempenho então a avaliação será alta, caso contrario a avaliação será baixa. Instrumentalidade é a crença de que a performance está relacionada às recompensas.

Por ex: Para um vendedor sua instrumentalidade é que mais vendas performance vãoresultar em maiores comissões recompensas.

Ela pode estar convencida de que se chegar a B será promovida, é essa relação entre desempenho e compensação.

* Se eu tirar uma nota melhor no teste de matemática amanhã vou receber um "A" em matemática?

* If I produce more than anyone else in the plant, will I get a bigger raise? Se eu produzir mais do que ninguém na fábrica, vou receber um grande raiz? A faster promotion? A rápida promoção?

* If my foul shooting improves will I have a shot a team MVP? Se o meu tiro falta melhora eu vou ter atirado em um MVP da equipe?

* If I make more sales will I get a bonus? Se eu fizer mais vendas vou receber um bônus? A greater commission? A maior comissão?

* If I make more sales will I believe that I am the best sales person or be recognized by others as the best sales person? Se eu fizer mais vendas irá Eu acredito que eu sou o melhor vendedor ou ser reconhecido pelos outros como a pessoa mais vendas?

- A expectativa

É a relação entre o esforço realizado e o resultado obtido, que ele tem o poder obter cada resultado (que ele chama de "expectativa"). Uma pessoa avalia a probabilidade de obter certo resultado comparando os esforços necessários para tanto com suas próprias capacidades. Se ela entender que a probabilidade ligada à alternativa A, porexemplo, é muito baixa, ela irá fazer sua escolha entre B e C. Se ela achar que, para ele, é impossível atingir C, ele não fará qualquer esforço para isso.

"Não, isso dá para conseguir de jeito nenhum!" e "Não tem problema; eu chego lá!" são posturas típicas decorrentes dessa expectativa.

À Expectativa associa-se um valor entre 0 e 1 dependendo da estimativa sobre o esforço realizado e o resultado obtido. Se não existe correspondência entre o esforço e o desempenho, o valor será 0, caso contrário, o valor será 1.

EX: Expectativa é a crença de que os esforços estão ligados à performance. A expectativa de um vendedor é a sua crença de que um maior número de telefonemas vai resultar em mais vendas (performance).

* Se eu passar a maior parte da noite estudando isso vai melhorar minha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com