TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Expectativa

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A Teoria da Expectativa foi desenvolvida pelo psicólogo canadense Victor Vroom, em 1964. O termo expectativa quer dizer a probabilidade de que um esforço chegue a um resultado. Essa teoria tenta explicar o porquê que muitos indivíduos optam por seguir determinados cursos dentro da organização, na tomada de decisões e liderança. É uma das várias que tentam explicar as motivações humanas, para Vroom o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos e das escolhas de cada um e das suas expectativas em atingir esses objetivos, ou seja, essa teoria define a motivação em termos de desejo e esforço.

Expectativa (Convicção + Esforço)

Expectativa é o estado ou qualidade de esperar algo ou alguma coisa que esteja viável ou provável de acontecer, é um grande desejo ou ânsia de algo que foi baseado em promessas ou visibilidade de se tornar realidade.

Pressupostos da Teoria

  • Comportamento é motivado por uma combinação de fatores do indivíduo e do ambiente.
  • Tomam decisões sobre seu comportamento na organização.
  • Têm necessidades, desejos e objetivos diferentes.
  • Decidem entre alternativas de comportamentos baseados em suas expectativas sobre qual deles o levará a um resultado desejado.

Motivação (Motivo + ação)

Motivação é um impulso que faz as pessoas traçarem caminhos para atingir seus objetivos, ela envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais, ela é responsável por iniciar, direcionar e manter determinados comportamentos que o levará ao objetivo almejado, ela faz com que o individuo dê o melhor de si e façam de tudo para alcançar o que deseja, até mesmo “passar por cima dos outros”.

A motivação é uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, é a chamada motivação intrínseca. Mas também há a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente em que a pessoa vive ou o que ocorre na vida dela.

Formula da motivação:

VALOR + INSTRUMENTALIDADE + EXPECTATIVA = MOTIVAÇÃO (MOTIVO + AÇÃO)

A motivação é um produto de 3 fatores

  1. Valência: É o valor que a pessoa atribui aquele determinado esforço, ou seja, é o quanto vale se esforça para alcançar algo.

Ex: Se um funcionário se sente motivado, essa motivação o levará a acreditar que isso resultará em uma boa avaliação de desempenho.

  1. Instrumentalidade: é acreditar que a obtenção do resultado está ligada a uma recompensa, ou seja, se eu faço, serei recompensado. Essas recompensas poderão ser o aumento salarial, bonificações, promoção, etc. Se os esforços do empregado forem recompensados a relação será positiva, caso contrário, será negativa.

Ex: Se eu me esforçar ao máximo vou ter uma boa avaliação de desempenho dos superiores, consequentemente vou ser recompensado, valor positivo. O meu chefe não gosta de mim, por mais que eu me esforce terei uma avaliação de desempenho ruim, valor negativo.

  1. Expectativa: É saber que você tem o poder para realizar, ou seja, o conjunto de esforços o levará ao resultado desejado. O indivíduo poderá escolher quais atitudes e esforço deverá usar para ter como resultado um desempenho bem sucedido.

Ex: Se o funcionário se esforçar mais que os outros do seu setor, poderá produzir mais.

É uma relação esforço-desempenho, desempenho-recompensas e recompensa- metas pessoais.

Compensação

Para Vroom, é muito importante analisar as dimensões dos valores atribuídos a uma compensação, pois ela é um dos fatores que mais influência na motivação.  Na recompensa monetária, o dinheiro é um reforço motivador, pois ele é capaz de reduzir carências e necessidades, principalmente as fisiológicas que está na base da pirâmide de necessidade de Maslow, como: alimentação, sono, abrigo, excreção, etc. Cada pessoa tem necessidades diferentes, por isso é importante a organização conhecer estas necessidades para poder manter a motivação de seus funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com