TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Das Necessidades De Maslow

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Das Necessidades De Maslow. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 5

A teoria das necessidades de Maslow

Segundo Bateman e Snell (2006) as pessoas tem diferentes necessidades que as energizam e motivam em direção a metas, são essas necessidades quando atendidas ou não que afetam o seu comportamento no trabalho. Assim as necessidades motivam o comportamento humano dando lhe direção e conteúdo.
A teoria da motivação humana de Maslow é a essência de uma hierarquia das necessidades humanas, constituída pelas necessidades biológicas, psicológicas e sociais. Para desenvolver essa teoria, Maslow organizou cinco principais tipos de necessidades humanas numa hierarquia. A hierarquia das necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide, pois sua ordem é crescente de baixo para cima.
[pic]
FIGURA 1: A hierarquia das necessidades da Maslow. Fonte: adaptada de Bateman e Snell (2006).
Necessidades Fisiológicas: são as necessidades como comida, água, sexo. Estão relacionadas com a sobrevivência dos indivíduos.
Necessidades de segurança: É a procura do indivíduo pela proteção contra a ameaça ou privação, o desejo de estabilidade, a fuga

do perigo. Também estão relacionadas com a sobrevivência do indivíduo.
Necessidades Sociais: são as necessidades de amizade, afeição, aconchego e amor, se relaciona com adaptação do indivíduo da social. Essa necessidade é uma das mais importante para determinar o comportamento humano.
Necessidades Ego: são as necessidades de independência, realização, liberdade, status, reconhecimento e auto-estima.
Necessidades de Auto-realização: são as necessidades que se conscientiza do próprio potencial total de cada um, torna-se tudo aquilo que se é capaz, isto é, a plena realização do individuo.

Cabe ressaltar que de acordo com Chiavenato (1993, p. 541) “quando uma necessidade de nível mais baixo é atendida, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado possa se desenvolver”. Isso acontece porque o homem é um eterno insatisfeito e possui uma serie de necessidades na qual uma necessidade dever estar razoavelmente satisfeita, antes que a outra se manifeste como prioritária.
Entretanto, Bateman e Snell (2006, p. 431) apontam que “a hierarquia de Maslow, entretanto, é uma teoria simplista e não totalmente precisa da motivação. Por exemplo, nem todas as pessoas progredi ao longo das cinco necessidades nem da ordem hierárquica”. Isso porque aquilo que é necessidade básica para um indivíduo, pode não ser para outra pessoa.
O conceito de auto-realização para Maslow significava fazer de cada escolha uma opção pelo crescimento, escolha esta que dependia do indivíduo estar sintonizando com sua própria natureza íntima, responsabilizando-se por seus

atos, independentemente da opinião dos outros.
Na tentativa de aprofundar o estudo da motivação, Herzberg deu outras aplicações a “Teoria da Motivação”, utilizando também as experiências de Maslow.

3.2 Teoria dois fatores de Herzberg

O estudo de Herzberg divide as necessidades como satisfação no trabalho e da motivação, ou seja, dois fatores que orientam o comportamento humano: fatores higiênicos e os fatores motivacionais.
Os fatores higiênicos, que estão relacionados com as condições em que o trabalho é realizado – supervisão, relação interpessoais, condições físicas, salariais, benéficas, se relacionam ainda com as necessidades que podem trazer condições desagradáveis para as pessoas se forem administradas de forma inadequada. Mas para Bateman e Snell (2006, p. 434), “esses fatores forem bons, eles não vão tornar as pessoas verdadeiramente satisfeitas ou motivadas a desempenha bem sua função”, apenas deixarão de ficar insatisfeitos.
Ademais são conhecidos ainda como fatores extrínsecos, já que se origina do ambiente que rodeia as pessoas e as condições que elas desempenham no seu trabalho. Mas em caso de insuficiência, provocaria insatisfação, porém atendidas elas não despertaria motivação.
Os fatores motivacionais estão diretamente relacionados com a tarefa ou trabalho, e tratam das necessidades de desenvolvimento do pontecial humana e da realização de aspirações individuais – liberdade, criatividade e inovação. São fatores que estão presentes nas funções da maioria dos funcionários que tanto são gratificantes quando motivadoras (BATEMAN; SNELL, 2006).
Com isso, são

entendidas também como fatores intrínsecos que se relaciona com o conteúdo e natureza das tarefas e cargos que o individuo executa. A falta desses fatores despertaria a motivação, mas a sua ausência não ocasiona insatisfação.
Tanto a teoria de Maslow quanto à de Herzberg apresentaram um amplo e rico contexto sobre comportamento humano que contribui muito para a formação das teorias da motivação.
No entanto, mesmo com as constatações de Maslow e Herzberg a motivação passou por irregularidade, pois foi utilizada como sinônimo de satisfação.

O comportamento humano nas organizações, ainda é visualizado como um problema,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com