TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Das Necessidades De Maslow

Ensaios: Teoria Das Necessidades De Maslow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 2

Abraham Maslow, nascido no Brooklyn (EUA), um famoso psicólogo americano, estudou Direito no City College of New York, mas interessou-se pela psicologia fazendo, mais tarde, o curso na Universidade de Wisconsin. Maslow interessou-se pela psicanálise e a psicologia humanista, mas é principalmente reconhecido pela sua famosa teoria das necessidades do ser.

Maslow entendia a motivação humana como uma pirâmide hierárquica de cinco necessidades.

Para ele, a motivação do homem vem de suas necessidades que se manifestam em graus de importância onde as fisiologias são as necessidades iniciais e as de realização pessoas são as necessidades finais.

As necessidades fisiológicas, base da pirâmide, têm relação direta com as necessidades relacionadas ao organismo.

As necessidades de segurança, após as necessidades fisiológicas, têm ligação direta com segurança e estabilidade.

As necessidades sociais (amor/relacionamento) aparecem no centro da pirâmide, tendo ligação direta com socialização, aceitação em novos grupo, formação de amizades...

Já as necessidades de estima têm ligação direta com o reconhecimento, a conquista, confiança.

Por fim, no topo da pirâmide, aparecem as necessidades de realização pessoal, que fazem ligação direta com autodesenvolvimento, espontaneidade, prestígio.

Segundo a pirâmide de Maslow, todas as necessidades dela devem ser preenchidas, sendo que devemos começar da base e seguir para o topo. Uma vez preenchidas, a tendência é querer mantê-la para então o indivíduo se socializar e pertencer a grupos. Com todas as necessidades preenchidas, a vontade de reconhecimento e valorização aparece.

O ser humano trabalha constantemente para possibilitar melhorias em sua vida, ou seja, quando uma necessidade é suprida, surgirá outra em seu lugar.

Já quando essas necessidades não são supridas, observamos que o comportamento do indivíduo muda, tendo sentimentos de frustração, baixa estima, desinteresse, insônia, insegurança, resistência a novidades, pessimismo, nervosismo, entre outros.

Essa separação defendida por Maslow possibilita o entendimento do comportamento humano visando o crescimento e a evolução, além da sobrevivência e segurança.

Fontes:

• http://www.e-biografias.net/abraham_maslow/

• http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/coaching-e-psicologia/piramide-de-maslow-e-motivacao-profissional-2/

• http://www.mundoeducacao.com/psicologia/maslow-as-necessidades-humanas.htm

Thayna Cristina Deretti.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com