TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Gestalt Resumo

Ensaios: Teoria Gestalt Resumo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  1.566 Visualizações

Página 1 de 7

Na primavera de 1910, em uma viajem de férias, Max Wertheimer olhou para um sinal ferroviário que continha duas lâmpadas, uma das lâmpadas se acendia e pouco depois apagava, um tempo depois a outra lâmpada passava pelo mesmo processo e esse se repetia, ele ficou encantado com o que estava presenciando e logo pesou em um experimento, onde foi repetido com cargas elétricas, representando o movimento aparente como aquele no qual os estímulos não são nem lentos demais nem curtos demais, foram melhorado o experimento por vários pesquisadores, onde se configurou em uma nova arte o Cinema, esses estímulos simples na ordem em que são apresentados utilizam o controle se tempo.

Conteúdo psicológico consciente humano

Os primeiros estudos da escola da Gestalt foram realizados na organização da parte perceptiva consciente.

Num artigo de crítica a Benussi, Koffka alarga o que se pode entender por Gestalt. Koffka pensa em Gestalten não apenas na experiência, mas também nas ações dos indivíduos. Cantar, escrever, desenhar, andar são Gestalten tanto quanto a consciência de ouvir ou de olhar. "O ato motor é um processo-de-todo organizado; os muitos movimentos individuais podem ser compreendidos somente como partes do processo que os abraça."( Ash, 1995; Koffka, 1915/1938)

Em 1898, foi realizado um trabalho com cães e gatos, onde com união associativa entre impressões sensoriais e impulsos motores, abriam uma porta para encontrar alimentos.

O Isomorfismo Psiconeural

O sistema nervoso é formado por uma série enorme de neurônios que se comunicam uns com os outros segregando substâncias químicas nas sinapses, que irão, por sua vez e nas próprias sinapses, excitar outros neurônios, essas substâncias químicas se juntarão formando um grande conjunto fora dos neurônios. Esse conjunto é o lugar de sistemas físicos elétricos tridimensionais.

É importante que o isomorfismo psiconeural se estabelece apenas para levar em conta a parte do sistema nervoso que é capaz de apresentar uma face fenomenológica. Evidentemente, há uma grande parte para a qual não haveria dupla representação.

A hipótese é monista: as duas faces seriam maneiras de se olhar a mesma coisa. As duas faces não seriam apenas análogas, mas seriam paralelas, nas palavras do próprio Köhler, ainda que paralelo não seja de maneira nenhuma idêntico. Além disso, a hipótese do isomorfismo psiconeural é realista. O Universo é uma realidade só (Engelmann, 1978c; Koffka, 1935/1975; Köhler, 1920/1938a, 1938b, 1929/1947; Köhler & Wallach, 1944; Lewin, 1936.)

Força da Gestalt

Dentro dos sistemas físicos foi definido a força da Gestalt. Dentro dos vários sistemas físicos, há os constituídos por processos nervosos centrais de animais superiores. Através do isomorfismo psiconeural, os mesmos processos se aplicam aos processos neurais e aos fenomenológicos.

As Escolas Gestálticas

A escola de Berlim não era a única escola gestaltista na época. A primeira é, de certa forma, a precursora de todas as outras. É conhecida como escola da qualidade gestáltica ou, durante algum tempo, escola de Graz. Há ainda uma outra, a escola da totalidade ou segunda escola de Leipzig.

Escola da "Gestaltqualität" ou qualidade gestáltica

Uma inquietação surgiu na psicologia em 1890, quando Christian Von Ehrenfels publicou um artigo famoso, Das qualidades Gestálticas, para ele não seria apenas um conceito estético de beleza, como o era na época, mas sim um conceito psicológico. As sensações vão se unificar em qualidades Gestálticas, sendo cada qualidade Gestáltica, não a soma dos elementos que a compõe, mas uma categoria própria que seria mais do que a adição, por exemplo, uma determinada melodia poderia ser tocada pelo piano, pelo violino ou pelo violão. A melodia é a mesma, apesar de possuir nos três instrumentos diferentes timbres característicos. Ela será sempre a mesma melodia ainda que constituída por notas diferentes, isto é, formada por elementos diferentes, isto é, que as qualidades Gestálticas não seriam constituídas pelas sensações elementares, e o critério de transponibilidade, não mudariam apesar de trocas nas sensações.

A Ganzheitspsychologie ou psicologia da totalidade é outra escola conhecida como gestáltica. Foi iniciada por Felix Krueger, sucessor de Wundt na psicologia da Universidade de Leipzig. Ao contrário da teoria de Wundt, punha como prévio a totalidade. Totalidade para Krueger e seus discípulos era uma outra maneira de qualificar o que tem sido estabelecido como Gestalt. Contudo, Krueger achava que a grande diferença que tinha com relação à psicologia gestáltica é colocar como situação básica a afetividade. A afetividade é destruída através da análise, quando psicólogos de natureza wundtiana realizavam a observação (Herrmann, 1974a, 1974b; Sander, 1930).

Mudança dos Fundadores da Psicologia da Gestalt para os Estados Unidos

Dois dos fundadores da psicologia da Gestalt, Wertheimer e Köhler, o primeiro por ser judeu e o outro por ter-se oficialmente posicionado contra o nazismo, deixaram a Alemanha. Receberam postos em universidades americanas: Wertheimer na New School for Social Research em New York; Köhler no Swarthmore College perto de Filadélfia.

A visão da psicologia por um behaviorista, era que a psicologia deveria seguir o mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com