TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Humanistas

Ensaios: Teoria Humanistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 4

As teorias humanistas surgem como uma reação a mecanização do behaviorismo e a psicopatologia da psicanálise. Essa teoria passa então a enfatizar também a saúde do homem, procura buscar a humanização da psique e o considera como um ser com força de auto-realização e que está sempre em construção. Diante disso, trataremos aqui de algumas das principais teorias do humanismo.

A abordagem centrada na pessoa é uma psicoterapia desenvolvida por Carl Rogers que ver o ser humano como um ser inerente dotado de liberdade e de poder de escolha.

Essa teoria retrata que o que se sobressai não são as técnicas usadas pelo terapeuta, e sim os sentimentos, as atitudes para estabelecer uma relação eficaz com seu cliente, pois, este se define pelas atitudes que transporta para a relação terapeuta-cliente.

Desta forma, o terapeuta tem que agir empaticamente para com seu cliente para que este possa se sentir aceito, e deve apresentar uma afetividade positiva, acolhendo esse cliente sem julgá-lo, aceitando-o com sua bagagem, também deve expressar autenticidade, ou seja, tem que ser condizente com aquilo que ele faz e acredita. Esses comportamentos do terapeuta são visando o melhor para o cliente, proporcionando a valorização da pessoa, a confiança e o respeito pelo seu direito de ser livre em qualquer escolha que ele faça.

A Gestalt-terapia é uma abordagem criada por Frederick Perls e tem uma forma de conceber a existência humana a partir da relação campo-organismo-meio.

Para a Gestalt o homem é um organismo unificado, sem divisão de corpo e mente, visto que o que acontece numa parte, afeta o todo. A consciência é vista como algo vital para esse homem, pois, a partir dela o indivíduo pode se auto-regular e passa a estabelecer contato de qualidade e se torna responsável por sua existência.

Além de estar awareness, que é essa tomada de consciência, essa abordagem concebe a vida no aqui e agora, valorizando o processo de viver, pois, só podemos fazer algo no presente, visto que o passado já passou e o futuro é fantasioso.

Assim, o indivíduo passa a buscar suas necessidades e satisfações no mundo, e a partir delas delimitar a figura, que é a necessidade a ser satisfeita imediatamente e o fundo seria os aspectos individuais da pessoa e é contra ele que a figura se delineia. Quando algumas figuras são cristalizadas, ou seja, não foram fechadas o organismo vai em busca da homeostase, do equilíbrio, e o acúmulo dessas figuras podem gerar neuroses.

O contato é então uma forma de fechar uma figura ou satisfazer uma necessidade, para que assim possa surgir novas necessidades e novo contato, e a fuga não é vista necessariamente como um comportamento neurótico, a adequação desse comportamento está relacionada com a awareness envolvida na situação.

No tocante, o terapeuta vai agir diante de seu cliente levando-o a estar awareness de si e do mundo, e a partir dessa conscientização, passar a viver no aqui e agora, e a partir de suas necessidades delimitar figura e fundo.

A logoterapia é uma teoria criada por Viktor Emil Frankl que se concentra no sentido da existência humana, e na busca de sentindo sobre a vida. Essa busca se torna uma força motivadora na vida das pessoas, pois, é um sentindo exclusivo e específico de cada um.

Porém, essa busca pelo sentido da vida também pode ser frustrante, podendo gerar a frustração existencial e resultar numa neurose noogênicas, que se inicia na mente humana a partir de problemas existenciais. Contudo, nem todo conflito se enquadra como uma neurose, para Frankl uma dose de conflito é normal e sadia, e nem toda frustração existencial irá resultar numa neurose, esta pode ser apenas uma angústia existencial.

Portanto, temos que a função da logoterapia é auxiliar o cliente a encontrar o sentido da sua vida, no entanto, essa busca também pode gerar tensão interior, assim, Viktor diz que o ser humano precisa não é de homeostase, e sim de buscar e lutar por um objetivo que valha a pena, o que ele chamou de noodinâmica que é a dinâmica existencial num campo de tensão.

Desta forma, temos que o logoterapeuta age no intuito de capacitar o cliente a enxergar de forma consciente todo o sentindo da vida, no qual esse verdadeiro sentido não está dentro do sujeito e sim fora, no mundo, direcionado a alguém (amor) ou a uma meta. Assim, temos então que para Viktor Frankl o homem é um ser livre e responsável pela sua existência e a dos outros que precisa estar sempre em busca de sentido, pois, o sentido não está no resultado, e sim na busca.

O psicodrama foi uma psicoterapia com base na fenomenologia e no existencialismo, criado por Jacob Levy Moreno e esta teve uma forte influência da religião e do teatro, pois, desde criança ele brincava com esses conceitos. Para Moreno o homem possuía três características inatas que seriam a espontaneidade, a criatividade e a sensibilidade, contudo, com o decorrer da vivência no meio social a pessoa passa a se tornar uma conserva cultural, que seria a cristalização de um processo criador, ou seja, se o homem está apenas conservando o que sua criatividade já produziu, ele estaria perdendo suas espontaneidade e criatividade.

Portanto, o psicodrama surge como uma maneira de reverter essas conservas culturais.

...

Baixar como  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »