TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Humanista

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  2.374 Visualizações

Página 1 de 4

. INTRODUÇÃO

A abordagem centrada na pessoa é uma evolução para compreensão e promoção dos grupos e dos seres humanos, para Carl Rogers o individuo e valorizado priorizando a auto realização e seu crescimento pessoal, na educação valoriza o educando considerando pensamentos e ações e não apenas a sua formação.

Sendo assim a aprendizagem é como um aprimoramento e não somente um conhecimento de modo a propor mudanças na aprendizagem mais construtivas e significativas formando um caminho de transformação no campo perceptivo do ser humano em diversas áreas.

Veremos também o psicodrama, Moreno traz cada um dos papéis que representamos na sociedade, e afirma que a busca pelo papel ideal pode trazer infelicidade e desejos não alcançados, e por fim a motivação no trabalho, onde na visão de Maslow, cada indivíduo é dotado de propensão inata à auto realização, envolvendo o uso ativo de todas as qualidades e habilidades.

4

2. A atitude de boa vontade e a abordagem centrada na pessoa

A Abordagem Centrada na Pessoa ou ACP é o fruto de um trabalho desenvolvido por Carl Ransom Rogers (1902-1987) desde a década de 50. Nascido perto de Chicago em 1902, seu primeiro foco de trabalho foram crianças submetidos abusos e maus- tratos. Nessa época começou a desenvolver suas teorias sobre personalidade e pratica terapêutica.

Quanto às perspectivas filosóficas presentes na Abordagem Centrada na Pessoa, João Carlos Caselli Messias (2001) aponta que a ligação existente entre a psicologia de Rogers e o movimento humanista e existencial é significativa. Não se pode, no entanto, afirmar que o seu trabalho foi direcionado pela fenomenologia, pois Rogers só descobriu tardiamente esta filosofia. Ele próprio afirma que nunca estudou filosofia existencial. Seu contato com a obra de Soeren Kierkegaard e de Martin Buber, por exemplo, deveu-se à insistência de alguns de seus estudantes de teologia em Chicago. Apesar disso, encontramos convergências entre seu pensamento e desses autores.

É o que leva Miguel de La Puente (1978) a afirmar que Rogers, mesmo não sendo filósofo, "se encontra na orientação da fenomenologia ao reconhecer neste pensamento o seu estilo de trabalho, que se caracteriza pelo esforço de se aproximar até aquelas camadas do subjetivo que estão mais próximas do objetivo, as experiências pessoais" (p.55).

A ACP não se reduz a uma teoria, mas sim uma forma de olhar a vida. Nasceu entre os psicólogos porém hoje é usada nas mais diversas áreas. Ela busca compreender e explicar o ser humano e promover o seu desenvolvimento. Tem o objetivo de ajudar no crescimento e conscientização das pessoas através da mudança de perspectiva do seu ambiente e liberdade de escolha.

Uma das áreas que podem ser utilizada essa visão de mundo é a educação. A educação centrada na pessoa, oferece uma maior autonomia e responsabilidade pelo processo de aprendizagem, para isso deve-se existir uma precondição para que aja essa confiança no aluno. O planejamento curricular, a forma de administrar e

5

operar, a subvenção e estabelecimentos de práticas é tudo responsabilidade dos alunos, porém um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com