TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS HUMANISTAS

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

X

[pic 1]

FATECIE – Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná

Autorizada pela Portaria Nº. 1179 de 05 de dezembro de 2007

Rua Getúlio Vargas nº. 333 -  Paranavaí – PR  

Fone: (44) 3422.0716 CNPJ: 07724708/0001-34    Insc. Est.: Isento

KARINA SOARES DA SILVA

TEORIAS HUMANISTAS

PARANAVAÍ-PR

2018

KARINA SOARES DA SILVA

TEORIAS HUMANISTAS

Conceitos da Logoterapia

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota junto à disciplina de Teorias Humanistas do curso de Psicologia ministrada pelo professor Leôncio Lopes da Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná.

PARANAVAÍ-PR

2018

Conceitos da Logoterapia

Muitas pessoas não sabem o porquê de viver, não tem esse sentido maior pelo qual viver, muitas vezes até trabalha, estuda e tem uma boa colocação social, mas mesmo assim parece que falta algo, a pessoa não sabe o porquê de estar ali, o porquê de ela existir, e isso como um estado que vai se arrastando ao longo do tempo na vida da pessoa, muitas vezes vai gerando esse estado de vazio existencial e geralmente esse estado é gerado pela falta de amor ou desamor na vida da pessoa, não que a pessoa não tenha recebido amor de familiares ou outras pessoas, mas sim de um fruto da sua percepção pessoal. E esse vazio faz com que a pessoa tenha dificuldade de se conectar com outras pessoas ou com algo que lhe de esse sentido maior.

Viktor Frankl diz que, o sentido da vida é uma dimensão noética do nosso ser, esse sentido é que nos da vontade de viver /existir, como se fosse um orientação ou caminho para o qual possamos seguir, essa busca de sentido é uma busca de viver como se fosse dar uma resposta positiva para sua vida, talvez a vida tenha sentido ou não tenha, mas a pessoa deve dar uma resposta a vida como uma forma de encontrar e viver o seu sentido.  O sentido não pode ser aleatoriamente escolhido de forma racional, mas o sentido deve ser intuído, resgatado a partir de uma dimensão mais profunda, de uma presença ignorada que vive dentro do ser, como se cada pessoa tivesse o seu próprio sentido de viver. O ser deve resgatar esse sentido para que possa viver de forma mais significativa.

Estar preocupado consigo mesmo, ou com seu próprio prestigio, ou sua própria felicidade pode lhe causar a frustração. Pois a felicidade, por exemplo, nunca pode ser buscada, a felicidade precisa ser uma conseqüência, um efeito colateral, a felicidade é um subproduto e precisa permanecer um subproduto da realização de um sentido, de sua dedicação a uma tarefa, a uma causa maior do que a si próprio, ou a outra pessoa que não ele mesmo.  Pois a medida que o individuo está procurando ou buscando sua felicidade está fadado a falhar. Por outro lado, quanto mais o ser se dá e esquece de si mesmo, no amor ou no trabalho pelo bem de uma causa a servir ou de uma pessoa a amar, na mesma medida, a pessoa será muito feliz, precisamente por não buscar a felicidade, por ignorar e esquecer se ele está feliz ou não.  Isto é autotranscendência, é não estar preocupado consigo mesmo, mas com alguma coisa que não a si mesmo ou com alguém além de si mesmo, logo encontrará a essência de sua existência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com