TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Interpessoal de Sullivan

Por:   •  9/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  3.836 Visualizações

Página 1 de 8

Teorias da Personalidade – V semestre

 Daiane, Franciele S.,Valéria Sponchiado

                                                          Teoria Interpessoal de Sullivan

                       Harry Stack Sullivan foi um médico psiquiatra nascido em Nova York , um dos líderes da neuropsiquiatria americana Sullivan. conduziu investigações sobre a esquizofrenia que estabeleceram sua reputação como clínico assim como estadista científico e um porta-voz da psiquiatria.

 ESTRUTURA DA PERSONALIDADE

                    Para Sullivan, a ciência da psiquiatria está aliada a Psicologia Social. O princípio central da sua teoria da personalidade, é que a personalidade é o padrão relativamente duradouro de situações interpessoais recorrentes que caracterizam a vida humana. Desde o primeiro dia de vida, o bebê é parte de uma situação interpessoal, e pelo resto de sua vida ele continua sendo membro de um campo social, influenciando seu pensamento e seus atos. Para Sullivan a personalidade é uma entidade puramente hipotética , “uma ilusão”, que só se manifesta quando a pessoa está se comportando em relação aos indivíduos, figuras ilusórias ou inexistentes ( heróis populares, personagens ficcionais). Perceber, , lembrar, pensar, imaginar, e todos os outros processos psicológicos têm um caráter interpessoal. Mesmo os sonhos noturnos são interpessoais, uma vez que normalmente refletem os relacionamentos do sonhador com outras pessoas. A personalidade é o centro dinâmico de vários processos que ocorrem nos seguintes campos interpessoais:

                    Dinamismos: É definido como padrão relativamente duradouro de transformações de energia é um padrão de comportamento persistente e recorrente , ele é mais ou menos um hábito. Alguém pode se comportar de uma maneira habitualmente hostil em relação a uma certa pessoa do grupo, o que expressa um dinamismo de ódio. Um homem que tende a buscar relacionamentos lascivos com mulheres manifesta um dinamismo de luxúria.. O dinamismo do self ou auto-sistema se desenvolve em resultado da ansiedade, produto das relações interpessoais , sendo transmitida originalmente da mãe para o bebê , e posteriormente por ameaças à segurança da pessoa.                      Personificações: É a imagem que o indivíduo tem de sí ou de outra pessoa. É um complexo de sentimentos, atitudes e concepções que decorrem de experiências de satisfação de necessidades e de ansiedade. Por exemplo, o bebê desenvolve uma personificação de uma boa mãe ao ser amamentado e cuidado por ela já uma pessoa que, por exemplo personifica seu pai como um homem mesquinho e ditatorial pode projetar essa mesma personificação em outros homens. A personificação eu-bom resulta de experiências interpessoais recompensadoras e a personificação eu-mau, de situações ansiogênicas.

                   Processos cognitivos: São classificados em três modos ( prototáxico, paratáxico e sintáxico). A experiência prototáxica pode ser considerada como uma série descontínua de estados momentâneos do organismo sensível. As sensações, as imagens e sentimentos brutos que fluem através da mente de um ser sensível. O modo prototáxico de experiência é encontrado nos primeiros meses de vida e é pré –condição necessária para o aparecimento dos outros dois modos. O modo paratáxico de pensamento tem muito em comum com o processo chamado por Skinner de comportamento supersticioso. Por exemplo, um caso interessante de um conto de Kafka: um cachorro que vivia em um canil cercado por uma cerca alta estava urinando certo dia quando um osso foi atirado por cima da cerca. O cachorro pensou: “ Meu ato de urinar fez esse osso aparecer.” A partir daí, sempre que ele queria algo para comer, erguia a perna. O pensamento sintático é a mais elevada forma de pensamento, que consiste na atividade simbólica , que é especialmente de natureza verbal. Um símbolo consensualmente validado é aquele que possui um significado –padrão para um grupo de pessoas. As palavras e os números são os melhores exemplos de tais símbolos. O modo sintático produz ordem lógica entre as experiências e permite que as pessoas se comuniquem umas com as outras. Além dessas formulações dos modos de experiências, Sullivan enfatizou a importância da previsão no funcionamento cognitivo: “O homem, a pessoa, vive com seu passado, seu presente e seu futuro próximo sendo claramente relevantes para explicar seu pensamento e ação.”

     

DINÂMICA DA PERSONALIDADE

                  Sullivan concebia a personalidade como um sistema de energia cujo trabalho é reduzir a tensão. Essa tensão varia entre relaxamento ou euforia e tensão absoluta.

                  Existem duas fontes de tensão: 1- A tensão que surge das necessidades do organismo como: falta de alimento, água ou oxigênio que produzirá desequilíbrio no organismo e também pode ter um caráter geral, como a fome ou a necessidade de sugar do bebê.  As tensões podem ser vistas como necessidade de transformação de energia que acabará com a tensão e produzirá satisfação. 2- Tensão que resultam de uma ansiedade. Sullivan acreditava que a ansiedade é a primeira grande influência educativa na vida e é transmitido ao bebê pela mãe, ao expressar ansiedade em seu jeito, tom de voz e comportamento e essa transmissão provavelmente se realizaria através de um processo empático. Em conseqüência da ansiedade transmitida pela mãe, outros objetos do ambiente ficam carregados de ansiedade pelo modo de associar experiências contíguas o que leva o bebê a aprender a afastar-se de atividades ou objetos que aumentem a ansiedade. Quando o bebê não pode escapar da ansiedade, ele tende a adormecer – dinamismo do desligamento sonolento. Para Sullivan uma das grandes tarefas da psicologia é descobrir as vulnerabilidades básicas á ansiedade nas relações interpessoais.

               Transformação da energia:        A energia é transformada pelo trabalho, que pode ser uma ação dos músculos ou uma ação mental (pensar, perceber, lembrar) essas atividades têm como meta aliviar a tensão. Os padrões de tensões e de transformação de energia que se constituem na vida são reflexos da educação de uma determinada sociedade. Sullivan não aceitava a teoria de Freud da libido, pois não acreditava que os instintos fossem fontes de motivação humana, ele dizia que o indivíduo tende a se comportar de determinada maneira como o resultados das interações com as pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com