TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Psicogenética De Jean Piaget

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Psicogenética De Jean Piaget. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  574 Visualizações

Teoria Psicogenética de Jean Piaget

Segundo Piaget, a construção do conhecimento ocorre quando o indivíduo age, física ou mentalmente, provocando o desequilíbrio do conhecimento adquirido anteriormente.

Esse desequilíbrio deve ser resolvido por meio de um processo de assimilação e acomodação do novo conhecimento.

Assim, o equilíbrio será restabelecido para, em seguida, sofrer outro desequilíbrio.

Assimilação - É o processo cognitivo de colocar novos conhecimentos em esquemas já existentes. É a incorporação de elementos do meio externo (conhecimentos, objetos) a um esquema ou estrutura do sujeito. Esse processo de captar o ambiente e de organizá-lo possibilita a ampliação dos esquemas já existentes.

Acomodação - É a modificação de um esquema ou de uma estrutura, em função das particularidades do conhecimento ou do objeto novo que será assimilado. O indivíduo poderá criar um novo esquema que absorva o novo conhecimento ou objeto, ou poderá adaptar um esquema existente para que o novo conhecimento possa ser incluído nele.

Equilibração - É o processo que se dá quando se passa de uma situação de menor equilíbrio (durante a assimilação) para uma situação de maior equilíbrio (durante a acomodação).

Para Piaget, no seu livro Problemas de Psicologia Genética, o ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender; é aprender a desenvolver-se e aprender a continuar a se desenvolver, depois da escola.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com