TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da autodeterminação Tradução

Por:   •  16/12/2021  •  Artigo  •  7.488 Palavras (30 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1][pic 2][pic 3]

Teoria da Autodeterminação e a Facilitação da Motivação Intrínseca, do Desenvolvimento Social e do Bem-estar

Richard M. Ryan e Edward L. Deci

Universidade de Rochester

Os seres humanos podem ser pró-ativos e engajados ou, alternativamente, passivos e alienados, em grande parte em função das condições sociais em que se desenvolvem e funcionam.  Assim, a pesquisa guiada pela teoria da autodeterminação concentrou-se nas condições sócio-contextuais que facilitam versus previnem os processos naturais de auto-motivação e desenvolvimento psicológico saudável.  Especificamente, foram examinados fatores que aumentam versus minam a motivação intrínseca, a auto-regulação e o bem-estar.  As descobertas levaram ao postulado de três necessidades psicológicas inatas - competência, autonomia e relacionamento que, quando satisfeitos, aumentam a automotivação e a saúde mental e quando frustrados, levam a uma diminuição da motivação e do bem-estar. Também é considerado o significado dessas necessidades e processos psicológicos dentro de domínios como assistência médica, educação, trabalho, esporte, religião e psicoterapia.

As representações mais completas da humanidade mostram que as pessoas são curiosas, vitais e auto-motivadas. No seu melhor, elas são agênticas e inspiradas, esforçando-se para aprender; ampliar-se; dominar novas habilidades; e aplicar seus talentos de forma responsável.  Que a maioria das pessoas demonstra um esforço considerável, agência e compromisso em suas vidas parece, de fato, ser mais normativa do que excepcional, sugerindo algumas características muito positivas e persistentes da natureza humana.

No entanto, também é claro que o espírito humano pode ser diminuído ou esmagado e que os indivíduos às vezes rejeitam o crescimento e a responsabilidade.  Independentemente dos estratos sociais ou da origem cultural, exemplos tanto de crianças quanto de adultos apáticos, alienados e irresponsáveis são abundantes. Tal funcionamento humano não ideal pode ser observado não apenas em nossas clínicas psicológicas, mas também entre os milhões que, durante horas por dia, sentam-se passivamente diante de suas televisões, olham em branco do fundo de suas salas de aula, ou esperam sem saber o que fazer no fim de semana enquanto realizam seus trabalhos. As tendências persistentes, pró-ativas e positivas da natureza humana claramente não são invariavelmente aparentes.

O fato de que a natureza humana, expressa fenotípicamente, pode ser ativa ou passiva, construtiva ou indolente, sugere mais do que meras diferenças de disposição e é uma função de mais do que apenas dotes biológicos. Também apresenta uma ampla gama de reações aos ambientes sociais que é digna de nossa investigação científica mais intensa. Especificamente, os contextos sociais catalisam as diferenças de motivação e crescimento pessoal tanto dentro como entre pessoas, resultando em pessoas mais auto-motivadas, energizadas e integradas em algumas situações, domínios e culturas do que em outras.  A pesquisa sobre as condições que promovem versus minam os potenciais humanos positivos tem tanto importância teórica quanto prática porque pode contribuir não apenas para o conhecimento formal das causas do comportamento humano, mas também para o desenho de ambientes sociais que otimizem o desenvolvimento, o desempenho e o bem-estar das pessoas. A pesquisa guiada pela teoria da autodeterminação (SDT) tem tido uma preocupação constante precisamente com estas questões (Deci & Ryan, 1985, 1991; Ryan, 1995).

Teoria da Autodeterminação

SDT é uma abordagem da motivação humana e da personalidade que utiliza métodos empíricos tradicionais enquanto emprega uma metatéria organísmica que destaca a importância dos recursos internos humanos evoluíram para o desenvolvimento da personalidade e da auto-regulação comportamental (Ryan, Kuhl, & Deci,1997).   Assim, sua arena é a investigação das tendências inerentes ao crescimento das pessoas e das necessidades psicológicas inatas que são a base para sua auto-motivação e integração da personalidade, bem como para as condições que fomentam esses processos positivos.  Indutivamente, usando o processo empírico, identificamos três dessas necessidades - as necessidades de competência (Harter, I 978; White, 1963), relacionamento (Baumeister & Leary, 1995; Reis, 1994) e autonomia (deCharms, 1968; Deci, 1975) que parecem ser essenciais para facilitar o funcionamento ideal das propensões naturais para o crescimento e integração, bem como para o desenvolvimento social construtivo e o bem-estar pessoal.

Grande parte da pesquisa orientada pelo SDT também examinou fatores ambientais que dificultam ou prejudicam a automotivação, o funcionamento social e o bem-estar pessoal. Embora muitos efeitos deletérios específicos tenham sido explorados, a pesquisa sugere que estes detrimentos podem ser descritos de forma mais parcimoniosa em termos de frustrar as três necessidades psicológicas básicas.  Assim, a SDT se preocupa não apenas com a natureza específica das tendências de desenvolvimento positivas, mas também examina os ambientes sociais que são antagônicos em relação a estas tendências.

Os métodos empíricos utilizados em grande parte da pesquisa do SDT têm estado na tradição baconiana, na medida em que as variáveis contextuais sociais têm sido manipuladas diretamente para examinar seus efeitos tanto nos processos internos quanto nas manifestações comportamentais.  O uso de paradigmas experimentais nos permitiu especificar as condições sob as quais a atividade natural e construtiva das pessoas florescerá, assim como aquelas que promovem a falta de automotivação e integração social. Desta forma, utilizamos métodos experimentais sem aceitar as teorias causais mecanicistas ou eficientes que têm sido tipicamente associadas a estes métodos.

Neste artigo revisamos o trabalho orientado pela SDT, abordando suas implicações para três resultados importantes. Começamos com um exame da motivação intrínseca, a manifestação prototípica da tendência humana à aprendizagem e criatividade, e consideramos a pesquisa especificando condições que facilitem versus previnam este tipo especial de motivação.   Em segundo lugar, apresentamos uma análise da auto-regulação, que diz respeito à forma como as pessoas assumem valores sociais e contingências extrínsecas e as transformam progressivamente em valores pessoais e auto-motivação.  Nessa discussão, delineamos diferentes formas de motivação internalizada, abordando seus correlatos comportamentais e experimentais e as condições que provavelmente promoverão essas diferentes motivações. Em terceiro lugar, concentramo-nos em estudos que examinaram diretamente o impacto da satisfação das necessidades psicológicas na saúde e no bem-estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.3 Kb)   pdf (196 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com