TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da seleção comportamental de Skinner

Projeto de pesquisa: Teoria da seleção comportamental de Skinner. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 6

Na década de 30, Burrhus Frederic Skinner iniciou seus estudos em pesquisas conceituais e históricas, além de pesquisas experimentais em laboratórios. Skinner, após vários estudos, nomeou sua versão de Behaviorismo de "Behaviorismo Radical", ele via no "radical" do objeto, em sua essência e origem; este seria a filosofia por trás da ciência do comportamento que tentava implantar. Esta metodologia de ciência é conhecida como Análise Experimental do Comportamento.

A teoria de Skinner de seleção comportamental

A teoria de Skinner resulta através de estudos uma continuidade nas propriedades do comportamento com todos os tipos de vida animal. O comportamento é submentido a mesma lei independente da espécie de animal em questão. Animais podem ser diferenciados nas maneiras com que interagem com o seu ambiente.

Skinner com sua teoria explicar que o comportamento modelado pelo planejamento é mais valorizado por qualquer tipo de espécie por ter sido estabelecido pelas próprias experiências, ou seja, pelo contato natural do organismo com os reforçadores. A ação principal é que o comportamento governado por regras precisa da comunicação de um falante, enquanto que o modelado por contingências que é a consequências dos fatos acontece a partir de uma interação com reforço de forma não verbal e não social

Comportamento Governado por Evento:

Ao explicar ações entendemos que a ação está presente no interior do corpo ou entre o corpo e um ambiente externo é involuntário. Estes processos decorrem da seleção por consequências. Portanto se estou com fome vou comer para ter a satisfação de não sentir fome. A análise do estudo de Skinner começa analisando a cultura de cada espécie e alertando do bem que a cultura causa e das consequências que algumas práticas culturais podem proporcionar relutando em problemas como superpopulação, poluição, devastação do meio ambiente. Com base nesta consequência afirmou que a ciência e a tecnologia do comportamento podem contribuir para o bem da cultura. Afirmando que cada ato do comportamento existe uma consequência ou punição.

Organizava reuniões á fim de mostrar seu domínio da ciência e tecnologia comportamental chamava de (relação de controle face a face) mostrando sua teoria de defender o bem da cultura.

Análise do Comportamento é a extensão da prática behaviorista, assegurando três áreas relacionadas: O Behaviorismo Radical (uma corrente filosófica, que tem a base para os demais consecutiva Análise do Comportamento); a Análise Experimental do Comportamento (uma ciência básica) e a Análise Aplicada do Comportamento ( uma ciência aplicada)

Comportamento governado por eventos: Processos Primários

Vários tipos de comportamento são permitidos pelo processo básico organizado por estímulos ex: Ao sentir sede temos a atitude de beber água.

Comportamento governado por eventos: Processos Primários & Secundários

É a interpretação para o comportamento verbal. Através de um receptor é induzido a ter um tipo de comportamento pela ação verbal ex: Vou fazer uso do sanitário ao invés de usar “ fraudas” pois um receptor ensinou através da fala que este é o tipo de comportamento correto a seguir.

Condicionamento Operante de Skinner

É o resultado da resposta gerada que causa uma consequência e esta consequência gera probabilidade de ocorrer novamente.se a consequência for reforçadora algumas vezes, isso resulta a probabilidade de acontecer novamente, se for punitiva, ela diminuir a probabilidade de ocorrer futuramente, e gera outros efeitos colaterais.

É o estímulo que afeta sua frequência que é chamado de “Comportamento Operante”

O tipo de consequência que aumenta a probabilidade de ocorrer novamente e dar a mesma função de resposta em contextos semelhantes chama-se reforço. O reforço pode ser positivo, quando há vários estímulo no ambiente que o efeito seja no aumento da frequência da resposta que o gerou; ou negativo, quando a resposta emitida possui o estímulo aversivo, ou seja, que a pessoa procura a evitar, do ambiente.

Tais consequências são os chamados Reforçadores

Reforço, não é uma simples recompensa. Um Reforço pode se pode ser um elogio e uma atenção. Ou uma Recompensa como ir ao Parque depois de fazer toda a lição. Ou ter uma folga depois de um dia de trabalho.

Reforços Primários e Secundários

Reforços secundários são involuntários como por ex: receber o alívio depois de receber um choque elétrico é satisfatório. Se um rato numa caixa aprende que uma luz sinaliza de maneira confiável que a comida está chegando, ele vai se empenhar em acender a luz. Dinheiro, boas notas, são exemplos de reforços secundários, cada um das quais está ligado a recompensas mais básicas.

Reforços Imediatos e Retardados

São duas formas de reforços o positivo e o negativo. Ambos tem a mesma função de ensinar e reforçar um determinado comportamento. O individuo escolhe qual comportamento terá para alcançar seu objetivo. Já a punição ensina qual o comportamento deve se evitar para que a punição não ocorra. Como um exemplo ao reforço positivo considere um experimento onde um rato é privado de comida. Quando este puxa uma alavanca (comportamento desejado) é servido o alimento (a recompensa). Com o tempo o rato ao sentir fome irá puxar a alavanca para receber o alimento. Desta forma ele aprende qual o comportamento de vê ter para obter a satisfação.

No reforço negativo uma punição é adicionado ao ambiente e quando o comportamento desejado é alcançado este, é retirado. Novamente como exemplo de um rato onde é colocada uma corrente elétrica ligada em sua gaiola. Esta corrente provoca um desconforto ao animal (elemento de punição). Quando puxada uma alavanca (comportamento desejado) a corrente elétrica é desligada. Neste exemplo o choque elétrico é colocado como elemento de punição que é eliminado ao conseguir o comportamento almejado. Após algum tempo o rato associa o ato de puxar a alavanca a extinção de seu desconforto e sempre que a corrente elétrica é ligada vai direto a alavanca. Como no reforço positivo, o negativo visa que o indivíduo aprenda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com