TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Comportamental De Skinner

Por:   •  7/10/2013  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria comportamental de Skinner

Escrito por walter johnson | Traduzido por fernando prezotto

B. F. Skinner é um famoso psicólogo associado com o behaviorismo. Em geral, o behaviorismo é a ideia de que o ser humano responde previsivelmente ao estímulo, e quem controla os estímulos controla a pessoa. Não há livre arbítrio conforme acreditado, apenas respostas a prazeres e dores percebidas. A ideia básica, então, é que, se você quiser tratar comportamento irracional, deve certificar-se de que o comportamento irracional é punido e o comportamento racional é recompensado (opondo ao oposto). Com o tempo, o comportamento irracional desaparecerá, porque condiciona o agente a perceber que tal comportamento leva à dor.

Outras pessoas estão lendo

Formigamento e dormência nas mãos e dedos

Como memorizar um livro

Suposições

Em geral, o sistema desenvolvido por Skinner está na suposição de que qualquer comportamento que é positivamente reforçado ou recompensado se repetirá ao longo do tempo. Segundo, essa repetição, com o tempo, faz com que o comportamento desejado torne-se um hábito. Também o condicionamento em uma área irá "escorrer" para outras áreas relacionadas, auxiliando o paciente em outras áreas de sua vida.

Estrutura teórica

Qualquer organismo é um objeto complexo que é um produto do ambiente. O que significa que o comportamento de um objeto ao longo do tempo pode ser predito tomando-se como base as experiências anteriores. Coisas que proporcionaram prazer serão perseguidas; coisas que causaram dor serão evitadas. Por isso, o tipo de behaviorismo de Skinner leva o cálculo utilitário ao centro.

Usos

Por exemplo, para alunos em uma sala de aula, o comportamento positivo é encorajado através da promessa de recompensas. Comportamento ruim é respondido com consequências negativas. Com o tempo, se esses incentivos forem aplicados regularmente e sem modificação excessiva, a sala funcionará como um organismo harmônico. Claro, qualquer organização pode ser tratada dessa maneira. Pelo fato de todos os organismos funcionarem de acordo com as ligações de prazer e dor, o único requerimento real é que os incentivos sejam aplicados regular e previsivelmente.

Abordagem social

A visão social de Skinner foi baseada na ideia de que um sistema de desejos e aversões completamente conectado pode ser induzido pela autoridade pública "iluminada", ou seja, o estado. Ainda mais os interesses, motivações e movimentos de um indivíduo específico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com