TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Sistema Comportamental

Ensaios: Teoria De Sistema Comportamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  4.718 Palavras (19 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 19

Ads by Plus-HD-1.6. More Info | Hide These Ads

Confraria da Enfermagem

"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!" Florence Nightigale

As teorias da administração e a enfermagem

Teorias da Enfermagem

A enfermagem, como qualquer atividade humana, possui um conjunto de idéias e modos de atuar que constitui o conhecimento, o saber em que se baseia sua prestação de serviços a sociedade (Souza, 1988).

Durante muitos anos, a enfermagem teve uma orientação dirigida para enfrentar circunstâncias imediatas, de modo espontâneo, intuitivo e tradicional. (Gomes, 2004) A partir daí a enfermagem passa a investir tempo e esforços consideráveis no desenvolvimento de teorias, modelos e marcos conceituais visando direcionar a prática profissional e estabelecer as bases de seu conhecimento.

As teorias servem de referencial para a análise da prática de enfermagem. As teóricas explicam, cada uma a seu modo, a prática de enfermagem, por meio de conceitos que expressam o desenvolvimento de ações por meio das quais ficam explicitadas suas visões do mundo profissional. (Gomes,2004)

DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DA ENFERMAGEM

O desenvolvimento da teoria da enfermagem proporcionou direção para a educação e a pesquisa.

A introdução das teorias da enfermagem historicamente teve seu inicio com Florence Nightingale(1860), que em Notas para a enfermagem ela foi a pioneira a discutir um referencial para as práticas de enfermagem.

Florence conceituou o papel da enfermagem como a manipuladora do ambiente para facilitar, encorajar o processo de recuperação, proporcionando ventilação, calor, luz, alimentação, limpeza e controle de ruídos.

Seu referencial para a enfermagem pode ser visto nos dias atuais na prática de enfermagem em termos da monitorização do estado nutricional do cliente e das precauções padrões subseqüentes.

Os enfermeiros desenvolveram varias teorias que proporcionam diferentes explanações para a disciplina enfermagem.

Todas as teorias compartilham quatro conceitos centrais: pessoa, ambiente, saúde e enfermagem.

Pessoa - refere-se a todos os seres humanos. As pessoas são receptoras no cuidados de enfermagem, elas incluem indivíduos, família, comunidade e grupo.

Ambiente – incluem fatores que afetam indivíduos interna e externamente. Significa principalmente o cenário onde os cuidados de saúde são prestados.

Saúde – geralmente refere-se ao estado de bem estar da pessoa.

Enfermagem – é conceito central para todas as teorias de enfermagem. As definições de enfermagem descrevem o que a enfermagem é o que os enfermeiros fazem e como os mesmos interagem com os clientes.

PRINCIPAIS TEORIAS

Ano 1860 TEORIA O QUE É O QUE NÃO.

Teórica Florence Nightingale . Notas sobre enfermagem

Propósito: Ajudar as pessoas responsáveis pelo cuidado do cliente a “ pensar como a enfermeira” a teoria aborda as necessidades fundamentais do doente o principio básico do bom cuidado de saúde.

Tópicos dos componentes:

Pessoa – um indíviduo com processos reparativos vitais para lidar com a doença.

Ambiente – condição externa que afetam a vida e desenvolvimento do individuo. O foco é na ventilação, luz, aquecimento e nos odores.

Saúde – o foco é no processo reparativos da saúde

Enfermagem – a meta é posicionar o paciente na melhor condição para um bom cuidado de saúde.

1952 TEORIAS INTERPESSOAIS EM ENFERMAGEM.

Teórica: Hildegard. E. Peplau

Propósito: desenvolver uma interação interpessoal entre o cliente e a enfermagem.

Tópicos dos componentes:

Pessoa: um organismo que luta para reduzir a tensão gerada pelas necessidades.

Ambiente: implicitamente definido; o processo interpessoal está sempre incluído, e o meio psicodinâmico recebe atenção, com ênfase na cultura e nos hábitos de comportamento do cliente.

Saúde: processo humano contínuo que implica movimento progressivo da personalidade e outros processos humanos contínuo na direção de um viver pessoal e comunitário criativo, construtivo e produtivo.

Enfermagem: processo terapêutico interpessoal que “funciona cooperativamente com outros processos humanos que tornam a saúde possível para aos indivíduos nas comunidades.”.

1955 TEORIA: A NATUREZA DA ENFERMAGEM

Teórica: Virginia Henderson

Propósito: ajudar ao cliente a obter independência tão rapidamente quanto possível.

Tópicos dos componentes:

Pessoa: individuo que necessita de assistência para obter a saúde e a independência ou uma morte tranqüila. A mente e o corpo são inseparáveis.

Ambiente: todas as condições externas e influencias que afetam a vida e o desenvolvimento.

Saúde: equalizada com a independência, vista em termos da habilidade do cliente em realizar os 14 componentes de enfermagem sem ajuda: respiração, alimentação, hidratação, manutenção do conforto, sono, repouso, vestimenta, manutenção da temperatura corporal, garantia da segurança, comunicação, valoração, trabalho, recreação e desenvolvimento continuado.

Enfermagem: ajuda e apóia o individuo nas atividades da vida e na obtenção

da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com