TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da Comunicação Nos Estudos de Relações Públicas

Por:   •  7/9/2016  •  Resenha  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Cruzeiro do Sul – Campus Liberdade

Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Jornalismo –

2° Semestre – Noturno

Livro: “Teorias da Comunicação Nos Estudos de Relações Públicas”.

Resenha Sobre o Capitulo I – Panoramas da Comunicação.

ALVA COMUNICAÇÃO

São Paulo, SP -2016

SUMÁRIO:

Alva Comunicação Integrantes:        

Resenha Sobre o Capitulo I – Panoramas da Comunicação.        

Referências:        

Alva Comunicação Integrantes:

Alessander Azevedo                Rgm: 16039092

Caique Amorim                Rgm: 16192061

Jessica Rinieri                        Rgm: 16188322

Lucas Lima                        Rgm: 16054334

Lucas Raucci                        Rgm: 16201426

Letícia Lucio                        Rgm: 16110811

Luan Rodrigo                        Rgm: 16052099

Luiz Henrique Farias                Rgm: 16049497

Mayra Souza                        Rgm: 16232836

Marven Costa                        Rgm: 16057848

Matheus Zappiello                Rgm: 16019059

Richard Xavier                Rgm: 16052684

Resenha Sobre o Capitulo I – Panoramas da Comunicação.

O capítulo I do livro "Teorias da Comunicação nos estudos de Relações Públicas" do autor Sandro Takeshi, apresenta uma visão clara e detalhada sobre as teorias da comunicação utilizando como referência a obra "Para entender as Teorias da Comunicação" de Ana Carolina Temer e Vanda Cunha Nery. Ao longo do capítulo é citado importantes pesquisadores, dentre eles Charles Berger e Robert Craig que colocam em debate a quantidade de teorias existentes da comunicação. Também pode-se citar os pesquisadores Luiz M. Martino e Luiz C. Martino, que em seus estudos questionam sobre a qualidade dessas teorias, onde Temer e Nery dividem as teorias em paradigmas que servem como base para o autor discorrer sobre o assunto. 

A primeira teoria apresentada é do Paradigma Funcionalista Pragmático que tem como base três dos principais conceitos-chave que seriam: Interação; Influência e Relacionamentos. Dentro desse paradigma fala-se a respeito da Escola de Chicago que tem por tese o interacionismo simbólico; da Escola Americana Positivista que estuda os efeitos dos meios de comunicação, dividindo-se em Teoria Hipodérmica com Defleur e Ball Kockeach tratam sobre o isolamento psicológico, a impessoalidade e a influencia das propagandas sobre o indivíduo, Funcionalismo, com Von Bertalanffy e sua teoria dos sistemas e Harold Lasswell com sua visão sobre a comunicação ser uma atividade intencional, e o Estudo dos Efeitos a Longo Prazo explicando os conceitos de Gatekeeper e Newsmaking; da Teoria das Influências Seletivas subdividida em teorias das diferenças individuais, da diferença social e dos relacionamentos sociais, falando sobre a influência dos meios de comunicação; da Hipótese dos Usos e das Gratificações e sobre como determinada propaganda pode interferir no cotidiano do público atingido; da Escola de Palo Alto e seu modelo de comunicação circular, e o papel importante do receptor na interação com o emissor; e da Teoria da Agenda onde Shaw e Santaella falam sobre o maior valor de interesse que uma notícia tem em relação         a outras, com Clóvis Filho confrontando a ideia deles. 

Dentro do Paradigma Crítico é abordado o modo como a informação e a cultura é tratada como mercadoria e como os meios de comunicação acabam por manipular o público por conta de um contexto econômico, social ou cultural. É proposta uma reflexão sobre temas como a Indústria Cultural, Capitalismo, e Manipulação é explicado pela Escola de Frankfurt. Um aspecto importante é o pensamento em torno da "felicidade", onde o homem é explorado através do uso racional da técnica de produção. O mundo das artes é considerado por Benjamin, que mostra como uma obra é passível de cópia e que ao longo do tempo foram perdendo sua unicidade devido aos avanços das técnicas de reprodução. O termo Espiral do Silêncio, criado pela estudiosa Elizabeth Noelle Neumann, basicamente clarifica a repercussão de determinada informação em relação a outras contrárias a ela.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (148.8 Kb)   docx (176 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com