TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evidências de aplicação das teorias da administração: um estudo sobre as praticas administrativas em uma organização de grande porte .

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.581 Palavras (11 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

        

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2015


Nome do(s) autores(s):

Evidências de aplicação das teorias da administração: um estudo sobre as praticas administrativas em uma organização de grande porte .

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do primeiro bimestre, em disciplinas do 2º semestre, do Curso  de Administração da Universidade Paulista.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

4

1 Revisão Conceitual

5

2 Estudo de Caso

6

3 Coleta de Dados

11

Sugestões de Melhoria

13

Conclusão

14

Referencias

15

Apêndice B – Registro de Atividades Realizadas

16


INTRODUÇÃO

As Atividades Praticas Supervisionadas – APS – é um trabalho em equipe, interdisciplinar, extraclasse e semestral que ocorre por meio da PIPA (Programa de Iniciação ás Praticas Administrativas).

Tem por objetivo ajudar no desenvolvimento das matérias requeridas do semestre no curso de Administração.

Esse trabalho é realizado em organizações atualmente ativas no mercado e com isso apresentado e criando certa experiência para o aluno e mostrando como poderá ser o seu futuro.

Conhecendo o ambiente dia-a-dia da organização, o aluno encontra mais facilidade de aplicar a teoria (apresentada em sala de aula) no cotidiano de uma organização.

Com as visitas á organização e estudando o tema apresentado em sala o aluno desenvolve uma reflexão critica da realidade.

Nesse semestre o APS tem como tema: evidências de aplicação da administração: um estudo sobre as praticas administrativas em uma organização de grande porte .

A organização escolhida esse semestre pelo grupo é o Grupo Walter de Biasi e Outros, seu nicho de mercado é a plantação de cana-de-açúcar, produção de álcool e refinamento de açúcar.  Esse complexo industrial é o mais importante polo gerador de empregos da região e investe no planejamento e execução de projetos sociais, educacionais, culturais, ambientais, de saúde e lazer.


1 Revisão Conceitual

Também conhecida como TGA, a Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las, sendo composta por princípiosproposições e técnicas em permanente elaboração.

A Teoria Geral da Administração começou com a "ênfase nas tarefas", na Administração Científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a "ênfase na estrutura" com a Teoria Clássica de Fayol, e com outros princípios como o Fordismo de Henry Ford e a Teoria Burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista.

Reação Humanística surgiu com a "ênfase nas pessoas", por meio da Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO). A "ênfase no ambiente" surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a "ênfase na tecnologia".

Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.


2 ESTUDO DE CASO

2.1 Perfil da Organização


Razão Social: Walter de Biasi e Outros

Nome Fantasia: W.J. de Biasi

CNPJ: 08.218.972/0001-69

2.1.1 Apresentação da Empresa

A Usina São José da Estiva foi fundada em 1961, projeto idealizado por José Willibaldo de Freitas, que contou com a colaboração de outras pessoas influentes, como o Sr. Gino de Biasi, que cedeu um empréstimo tornando-se sócio majoritário da empresa.

Naquela época, além do maquinário e outros requisitos básicos para o funcionamento de uma usina, era necessário obter uma quota de açúcar para comprar a licença para produzir uma quantia pré-determinada de açúcar e assim poder ser registrado no IAA – Instituto do Açúcar e do Álcool. A obtenção da quota foi conseguida graças a Floriano Tarsitano, também um dos colaboradores do surgimento da usina.

Após a inauguração em 1964, a Usina Estiva passou a produzir álcool e uma média de 348 sacas de açúcar, com cerca de cinquenta funcionários. Assim surgiu o Departamento Agrícola, conhecido como Walter de Biasi e Outros, dado pelo crescimento e expansão do cultivo de cana-de-açúcar. Sendo uma empresa privada e de grande porte, o Walter de Biasi está ligado diretamente a Usina Estiva. Seu ramo de atuação são os produtos sucroalcooleiros e tem como objetivo o preparo do solo, os tratos culturais de espécies como Cana Planta e Cana Soca, além de corte, carregamento e transporte da matéria-prima (cana-de-açúcar) que é fornecida para a Usina Estiva para transformação em açúcar e álcool.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (342.2 Kb)   docx (245.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com