TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da Personalidade

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 10

Estudo dirigido

1) Independente de qual teoria da personalidade buscam compreender a “persona” o padrão de traços relativamente imutáveis em uma pessoa.

2) A importância da pulsão de vida, energia que move para viver, necessária por ser força matriz de ações que são necessárias para manutenção da vida. Pulsão de morte, tendência a se tornar anorgânico, é responsável por gerar energia agressiva que também e necessária para vida, essas duas pulsões nunca agem isoladas. 

3) Na primeira tópica Freud traz os conceitos de inconsciente,  pré-consciente e consciente.

O inconsciente estaria inacessível diretamente e nele se encontram barreiras para impedir o acesso ao consciente.

O pré-consciente seria acessível, e envolve atenção entre ideias.

O consciente é a percepção em um determinado instante de tempo.

Freud também fala sobre os impulsos sexuais (Eros) e os impulsos agressivos (Thanatos).

Na segunda tópica ele fala sobre Id, Ego e Supergo.

Id- Consiste tudo que é psicológico. Para evitar a dor e obter prazer o id tem sobre o seu comando dois processos: ações reflexas e processos primários. São os impulsos básicos ilógicos, busca pelo prazer sem pensar nas consequências.

Ego- Distingue as coisas da mente das coisas do mundo externo. Obedece ao princípio da realidade. Em geral ele é consciente, tem razão, racionalidade e tenta reduzir a tensão sobre o id.

Superego- É o representante interno dos valores tradicionais, ele é a força moral da personalidade. Atua sobre o princípio moralista e idealista. Ele representa o ideal mais do que o real e busca a perfeição mais do que o prazer.

4) Repressão- Bloquear involuntariamente da própria consciência sentimentos e experiências desagradáveis. Ex: Quando uma pessoa não se dá conta de que está com raiva, mesmo que seja evidente pela fisionomia.

Negação- Nega ameaça externa ou evento traumático. Ex: Uma pessoa que faz uso de bebida alcoólicas todos os dias e não consegue parar, não reconhecendo que tem um problema.

Racionalização- Reinterpretação do comportamento para torna-lo aceitável. Ex: Quando alguém tenta explicar sua obsessão por doenças dizendo que se preocupa com a saúde.

Formação Reativa- É quando se adota um comportamento exatamente oposto ao impulso original. Ex: Mães supreprotetoras que compensam uma culpa ou raiva inconsciente contra o incômodo dos filhos em sua vida.

Deslocamento- A transferência de sentimentos de um alvo para outro, que é considerado menos ameaçador ou neutro. Ex: A mãe que desloca para filha uma raiva que na verdade sente de sua própria mãe.

Projeção- Percebe nos outros sentimentos próprios inaceitáveis. Ex: Quando é difícil de aceitar que somos invejosos e passamos a achar que todos nos invejam.

Introjeção- Incorporação de qualidades positivas de outras pessoas. Ex: As crianças integram o sistema de valores de seus pais.

Fixação- Permanência no estágio de desenvolvimento presente.

Regressão- Retorno ao estágio de desenvolvimento anterior.

Sublimação- Pulsão sexual direcionada para realizações culturais criativas. Ex: Uma pessoa que canaliza seus desejos sexuais para uma atividade voluntária ou religiosa.

5) Estágio Infantil- Fase oral, fase oral-sádica, fase sádico-anal  e fase de fálica.

Estágio de Latência; Estágio Genital; Estágio de Maturidade

6) Freud acreditava que uma parte do nosso inconsciente se origina das experiências de nossos ancestrais que nos foram transmitidas por meio da repetição em centenas de gerações. Ele denominava essas imagens inconscientes herdadas de nossa herança filogenética. Freud se baseava na noção de disposições herdadas somente como último recurso. Isto é, quando as explicações construídas sobre as experiências individuais não eram adequadas Freud se voltava para a ideia de experiências coletivamente herdadas para preencher as lacunas deixadas pelas experiências individuais.

7) Masculino- A criança do sexo masculino tem uma identificação com seu pai e hostilidade com a mãe. Posteriormente ele desenvolve um desejo sexual por sua mãe e hostilidade com o pai que passa a ser visto como um rival. Os meninos percebem que meninas não possuem pênis, fantasiam inconscientemente que o pênis foi retirado por causa da masturbação ou tentativa de sedução da mãe. Passa a ter então uma ansiedade de castração e começa a reprimir seus impulsos relacionados a mãe. Ele volta a identificar-se com o pai e introjeta a figura do pai como modelo. Começa a desenvolver o superego.

Feminino- Identificação com a mãe e hostilidade com o pai. Esses sentimentos pela mãe são posteriormente transformados em hostilidades quando a menina atribui à mãe a responsabilidade por tê-la trazida ao mundo sem um pênis. Sua libido é dirigida ao pai e a hostilidade para a mãe. O complexo de Édipo se resolve quando a menina abandona sua atividade masturbatória, desiste de seu desejo sexual por seu pai e identifica-se novamente com sua mãe.

8) Psique- Personalidade Total

Ego- Centro da mente consciente

Self- Centro da personalidade

Inconsciente Pessoal- Região periférica ao ego, onde estão as experiências individuais reprimidas, suprimidas, esquecidas ou ignorada, ou fracas demais. Podem ser recordadas ou irem além do alcance da consciência. Dentro do inconsciente pessoal existem os complexos.

Complexos- Grupo organizado ou constelação de sentimentos, pensamentos, percepções, memorias que existem no inconsciente pessoal- AFETO Relacionados com experiências do passado pessoal.

Inconsciente Coletivo- É o sistema mais poderoso e influente da psique. Reservatório de traços de uma memória herdado de nosso passado ancestral. Envolve ancestrais pré-humanos e animais. Todas as pessoas possuem mais ou menos o mesmo inconsciente coletivo. Herdamos a possibilidade de reviver experiências de gerações passadas. Dentro dele existem os arquétipos.

Arquétipos- Forma universal de pensamento (ideia) que contém um grande elemento de emoção.

9) Não sei tb kk

10) Atitudes- Extroversão: pessoa orientada para o mundo externo, objetivo

Introversão: pessoa orientada para o mundo interno, subjetivo.

Funções- RACIONAIS: Pensamento: ideacional e intelectual

Sentimento: avaliação

IRRACIONAIS: Sensação: percebe os fatos e representações concretas.

Intuição: percepção por meio do inconsciente

11) No Livro

12) São imagens antigas ou arcaicas que derivam do inconsciente coletivo. Eles são similares aos complexos, uma vez que são coleções de imagens associadas carregadas de emoção. Tem base biológica, mas se originam por meio das experiências repetidas dos primeiros humanos. O arquétipo em si não pode ser representado diretamente, mas, quando ativado, ele se expressa de vários modos, em especial por meio de sonhos, fantasias e ilusões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com