TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da Personalidade no qual o teórica exposta é Karen Horney

Por:   •  20/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.542 Palavras (7 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução:

O seguinte trabalho exposto relata uma prevê reflexão e analise das “Teorias da Personalidade” no qual o teórica exposta é Karen Horney .

Karen horney nasceu em Hamburgo, Alemanha no ano de 1885 e infelizmente faleceu na cidade de Nova York, em 1952. Formou-se em medicina na universidade de Berlim e trabalhou no Instituto Psicanalítico de Berlim.

Concepção do homem e mundo:

Para Karen Horney, as preocupações com segurança e alienação intrapsíquica e interpessoal constituem as forças motivacionais primarias da personalidade do seu humano. Por outro lado as pessoas internalizam conceitos culturais negativos na forma de ansiedades básicas e de conflitos internos, de tal maneira que o individuo com um problema emocional é enteado da “nossa” cultura.

A psicanalista enfatizou, as influencias sociais e culturais sobre um grande impacto no desenvolvimento psicossocial e psicossexual, ela focalizou sua atenção diretamente sobre as psicologias divergentes de homens e mulheres no mundo, e explorou diversas mudanças de relacionamentos matrimonias. Entre tanto pode se dizer que este conceito esta fardada em forma de uma estrutura protetora que por sua vez tenta obter o que esta por traz do senso de segurança.

Horney acreditava que o inconsciente era uma grande determinante da personalidade do ser humano, que com junto a Freud ela dava ênfase ao inconsciente do ser humano que é um processo decisivo de personalidade. Porem ela questionava o pensamento de Freud segundo a qual, o inconsciente consiste em conflitos relacionados com a expressão da libido, para ela, os conflitos mais importantes estão baseados em questões interpessoais não resolvidas e não em fixações libidinais.

Influencias da teoria de Karen:

Karen Danilson Horney, nasceu em 1885 na cidade de Hamburgo, Alemanha e infelizmente feio a falecer em 1952. Ela foi uma grande teoria pós-freudiana, que estava muito alem do seu tempo em seus pensamentos, Horney estudou medicina em Berlim e trabalhou no Hospital Psiquiátrico de Berlim no de 1918 a 1932.

Foi avaliada por Karl Abrahan e Hans Sachs, dois dos mais contemplados analistas europeus na aquela época. Convidada pelo Franz alexander, foi para os Estados Unidos na qual trabalhou como diretora do Instituto Psicanalítico de Chicago por dois anos.

Nos meados do ano de 1934, mudou se para cidade de Nova York, aonde trabalhou no instituto Psicanalítico de Nova York e na qual praticou psicanálise por um tempo. Anos antes há isso, Karen divulgou diversos artigos contrapondo a teoria de Freud que o inconsciente é um poderoso determinante da personalidade logo, isso Karen descordava, relatando que o inconsciente consiste em conflitos relacionados com a expressão da libido. Por outro lado, Karen concordava com Freud em que os conflitos fundamentais que atrapalham a personalidade, têm origem na primeira infância e que se concentram em torno das interações entre pais e filhos.

Segundo Karen, o complexo de Édipo não é um conflito sexual-agressivo entre criança e o progenitor, mas sim denotada á uma questão de ansiedade decorrente de perturbações básicas como simplesmente rejeições, superproteção sob a criança e punição.

Principais conceitos:

Ansiedade básica: A ansiedade básica é uma sensação profunda de solidão e desamparo, é o alicerce da neurose. Na infância tentamos nos proteger contra a ansiedade básica usando mecanismos de proteção, nos quais pode ser divididos em afeto, amor, obtendo poder e tendo o afastamento da criança. Karen sugeriu que a tal reprodução pode ser estimulada por três categorias diferentes:

“Eu tenho de reprimir minha hostilidade porque preciso de você”

“ Eu tenho de repetir minha hostilidade porque tenho medo de você”

“ Eu tenho medo de reprimir minha hostilidade porque tenho medo de perder você “

Independente de sua causa ou circunstância, a repressão na qual o conflito é exposto pode-se levar á um circulo vicioso.

As necessidades neuróticas: São dez defesas irracionais contra a ansiedade que se torna parte permanente da personalidade e que afetam o comportamento humano.

1- Afeição e aprovação: tem por objetivo a necessidades que o sujeito tem de agradar os outros e cumprir suas expectativas, tornando-se uma personalidade submissa.

2- Poder

3- Exploração

4- Prestígio

5- Admiração

6- Realização ou ambição

Entre tanto esses cinco elementos, pode-se ser denominado como uma personalidade agressiva voltando-se contra as outras pessoas em seu redor.

7- Autoadmiração

8- Perfeição

9- Perfeição e não-vulnerabilidade.

Denominando esses outros três como uma personalidade “desprendida” na qual o individuo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com