TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teóricos Da Educação

Trabalho Universitário: Teóricos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

No decorrer dos séculos, conforme a nossa história, surgiu diferentes concepções de infância. Primeiramente a criança era vista como um adulto em miniatura e seu cuidado e educação eram feitos pela família, em especial pela mãe. Pois antigamente as crianças acompanhavam os adultos em todas as suas atividades. Os pais comandavam sua educação e exerciam ao máximo sua autoridade sobre os filhos, reprimindo quase todos os seus desejos.

A partir do século XIX e XX, a infância começa a ocupar um lugar de fundamental importância para a família e para a sociedade, começa a se pensar neste ser de pouca idade como alguém que necessita de lugar, tempo, espaço e cuidados diferenciados, começando a delinear-se o que mais tarde evoluiu para o que hoje reconhecemos como infância.

Ao longo do século XX, a educação infantil foi produzida e evoluiu de diferentes formas, sob a influência de diferentes pedagogos ou educadores, que enfatizavam a importância do jogo, do brinquedo, contação de história no processo de desenvolvimento infantil, notoriamente de uma pedagogia diferenciada para a educação das crianças.

O conto infantil é uma narrativa curta, cuja história se reproduz a partir de um motivo principal e transmite conhecimento e valores culturais de geração para geração. O gênero surgiu da tradição oral de contar histórias e criou uma realidade na qual habitam seres mágicos e os personagens passam por diversas dificuldades até conseguirem ser felizes para sempre.

Nos contos, que muitas vezes começam pelo “ Era uma vez”, para salientar que os temas não se referem apenas ao presente tempo e espaço, o leitor encontra personagens e situações que fazem parte do seu cotidiano e do seu universo individual, com conflitos, medos e sonhos. A rivalidade de gerações, a convivência de crianças e adultos, as etapas da vida ( nascimento, amadurecimento, velhice e morte), bem como sentimentos que fazem parte de cada um ( amor, ódio, inveja e amizade) são apresentados para oferecer uma explicação do mundo que nos rodeia e nos permitir criar formas de lidar com isso.

Além disso, os contos despertam na criança o prazer de ouvir histórias. Uma vez desenvolvida essa habilidade, os pequenos estarão mais receptivos para os demais gêneros textuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com