TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Memórias

Por:   •  22/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Memória

O homem é constituído por duas essências distintas: uma extracorpórea, a mente pensante, consciente e eterna, e outra corpórea, a soma, sujeito ás legista natureza. Ambas convergem para um ponto no cérebro, a glândula pineal,(René Descartes).

A memória é muito importante para o ser humano que se preocupa com a mesma desde o tempo dos primórdios,que já era estudada no Egito em torno de 1700 a.C começando com o córtex cerebral até chegar de fato no que era a memória. Segundo Rosenzweig(2007), Platão em seu Fedro, relata que Thoth, o deus do conhecimento, ofereceu ao rei Thamus do Egito a dádiva da escrita e o rei relutante em aceitar tal dadiva, pois para ele expressava que a escrita iria trazer o esquecimento, já que as pessoas não iriam exercitar suas memórias e sim confiar nos caracteres escritos, externo a mente.

Ao longo dos séculos a memória vem sendo estudada de vários aspectos e segundo estudos a memória possui capacidade de armazenamento de informações e experiências, que fica guardada e pode ser resgatada com facilidade e em alguns casos com esforço, ou podem ser esquecidas, que é o caso da amnésia.

A memória é dividida em duas denominações: a memória de curto prazo que e conhecida também como sensorial e é uma memória ultracurta que se relaciona com os órgãos sensoriais e as percepções registradas. Corresponde ao conhecido como memória fotográfica que após ver uma imagem por um tempo curto pôde-se descrevê-la, é também aquela que memorizamos um número de telefone para em seguida ligar e se for importante para o futuro esse número ficará armazenado, essa memória trabalha dados até que sejam gravados de forma definitiva. A memória de longo prazo, é dividida em explícita que é aquela que depende da consciência, que possibilita recordar as informações verbais e visuais armazenadas, já a implícita não depende da consciência, como quando aprendemos a falar, andar, dançar. A memória de longo prazo e a que retêm de forma definitiva as informações que podem ser evocadas ao longo do tempo, e onde fica toda a nossa autobiografia e ela tem capacidade quase ilimitada.

Nós temos a capacidade de guarda milhares de informações, de aprender e rememorar esse aprendizado, ou lembranças. A rememoração e o resgate da lembrança é uma fase muito elaborada, conhecida também como recordação, rememoração, restituição ou repescagem. No processo de rememoração, os traços mnésicos são procurados ativamente, seja consciente ou inconscientemente, baseado em critérios de seleção e apoiados em necessidades, circunstâncias e informações externas. Somente depois é que essas lembranças são ativas. À restituição pode ser espontânea ou involuntária ou buscada e desejada. ( Signoret,1981, 1985, 1996; IPSEN, 1988).

À memória evoluiu e para Barbizert e Duizabo (1985), a evolução do aprendizado das várias habilidades em cada pessoa, como a escrita, a permanência dos talentos durante a vida do indivíduo, os gostos, desagrados, maneiras de agir e etc. E não dá pra falar de aprendizado sem falar da memória, já que tudo que aprendemos no dia-dia e na vida fica retido na memória, mesmo que seja de curto prazo ou longo. O ser humano não teria uma personalidade se não houvesse a memória, já que mesmo depende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com