TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de prevenção

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

Tipos de prevenção em saúde

Resposta:

Prevenção Primária: refere-se à ação para promover saúde que são adotadas para prevenir a ocorrência doenças ou ferimentos. Exemplo: uso de cinto de segurança, uso de camisinha, alimentação saudável, pratica de exercícios físico e fazer exames de saúde de rotina.

Prevenção Secundária: envolve ações adotadas para identificar e tratar a doença ainda no seu início. Como por exemplo: realizar exames regulares para monitorar sintomas, usar medicações e modificações de hábitos não saudáveis.

Prevenção Terciária: implica ações adotadas para conter ou retardar danos uma vez que a doença já tiver progredido além de seus estágios iniciais. Envolvem tratamentos mais avançados, como quimioterapia, radioterapia, medicamentos mais fortes, tanta a máxima reabilitação possível. (STRAUB, 2005 apud apostila claretiano, 2015, p. 56).

Interação 1

Sabemos que grande parte da população sofre de obesidade, fator de grande influência para outras doenças se desenvolveram. O sedentarismo e a falta de prevenções tem levado às pessoas a viverem de forma não saudável.

O Sistema Único de Saúde (SUS), não tem cumprido com o que o ministério da saúde propõem como padrão de prevenção. A falta de médicos, aparelhos, medicamentos e as longas filas de espera, são alguns motivos que levam as pessoas muita das vezes a desistirem de um prevenção secundaria e até mesmo Terciária.

Nós como educadores físicos podemos alertar a população usando a prevenção primária, e falando da importância da pratica de atividades física e de uma alimentação saudável, posteriormente adquirido uma qualidade de vida e até mesmo não precisar de uma prevenção Terciária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com