TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de violência no ambiente escolar

Artigo: Tipos de violência no ambiente escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

O tipo de violência mais frequente no ambiente escolar é o bullying. Em síntese, pode-se reconhecer o bullying escolar nas situações em que um aluno, ou um grupo de alunos, causa danos a outro (s) com menor poder físico ou psicológico, intencional e repetidamente. Essa assimetria de poder se faz presente mesmo quando só existe na percepção da vítima, que se sente incapaz de reagir à agressão.

De modo geral, conceitua-se bullying como abuso de poder físico ou psicológico entre pares, envolvendo dominação, prepotência, por um lado, e submissão, humilhação, conformismo e sentimentos de impotência, raiva e medo, por outro. As ações abrangem formas diversas, como colocar apelidos, humilhar, discriminar, bater, roubar, aterrorizar, excluir, divulgar comentários maldosos, excluir socialmente, dentre outras. (ASSIS, AVANCI e CONSTANTINO, 2010, p. 96)

Vários estudiosos afirmam que o bullying acontece em todas as escolas de todo o mundo e de todos os níveis de ensino, sejam elas públicas ou particulares. Dentro da escola, geralmente o fenômeno ocorre no pátio, durante o intervalo, e dentro da sala de aula.

Um dos maiores desafios existentes acerca do bullying são os processos de banalização e naturalização. A freqüência com que os episódios de violência ocorrem faz com que as pessoas não se surpreendam mais com notícias que antes causavam indignação. Esse processo de banalização gradativa desfaz a importância que se dá ao acontecimento e proporciona sua naturalização. Até mesmo alguns estudantes que são vítimas de bullying já o vêem como parte integrante do contexto escolar: “eu pensava que escola era assim mesmo”.

Eu sei, mas não devia.

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.

Marina Colassanti

Como conseqüências, o bullying pode trazer queda do rendimento escolar, até desenvolvimento de depressão e suicídio. Muitas são as dificuldades imediatas; outras, em médio e longo prazos. Além de poder comprometer o rendimento escolar, as vítimas tendem a se isolar, a apresentar baixa autoestima e a se recusar a ir à escola, alegando dores. Em longo prazo, ressaltam-se dificuldades de relacionamento e sintomas de depressão que podem seguir a pessoa pela vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com