TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomada De Decisoes

Artigos Científicos: Tomada De Decisoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  2.669 Visualizações

Página 1 de 2

Limitação da racionalidade: Quando enfrentamos um problema complexo, tendemos a reagir reduzindo-o a um nível em que ele pode ser compreendido mais facilmente. Isso acontece porque a nossa capacidade limitada de processamento de informações torna impossível assimilar e compreender todos os dados necessários para a otimização. Então as pessoas se satisfazem, buscando soluções que sejam suficientes e satisfatórias. Como a capacidade de mente humana para formular e solucionar problemas complexos é bem menor do que a exigida por uma racionalidade total. Um dos aspectos mais interessantes da limitação racionalidade é que a ordem em que as alternativas são consideradas é critica para determinação daquela que será escolhida.

Viés de excesso de confiança: Já disse que “nenhum problema de julgamento e tomada de decisões é mais comum e potencialmente catastrófico do que o excesso de confiança”. Do ponto de vista organizacional, uma das descobertas mais interessantes relacionadas com o excesso de confiança é que os indivíduos que tem habilidades intelectuais e interpessoais mais fracos apresentam maiores probabilidades de superestimar sua capacidade e desempenho.

Viés de ancoragem: É a tendência de nos fixarmos em uma informação como ponto de partida. Uma vez fixado este ponto, temos dificuldade de ajuste diante de informações posteriores.

Viés de confirmação: Buscamos informações que corroborem nossas expectativas, em detrimento das que as contestam.

Viés da disponibilidade: Se dá no julgamento das coisas em que mais se tem informações.

Escalada do comprometimento: É o apego a uma decisão anterior, mesmo quando fica claro que ocorreu um erro.

Erro de aleatoriedade: Os seres humanos tem uma séria dificuldade para lidar com o acaso. A maioria de nós prefere acreditar que tem algum controle sobre o mundo e sobre o próprio destino. O processo de toma de decisões fica prejudicado quando tentamos captar sentido em eventos aleatórios. O principal prejuízo ocorre quando transformamos padrões imaginários em superstições.

Viés da compreensão tardia: Reduz nossa capacidade de aprender com o passado. Ele permite que acreditemos que somos melhores do que realmente somos em fazer previsões e nos torna muito confiantes sobre a precisão de nossas futuras precisões.

A tomada de decisão intuitiva: É um processo inconsciente gerado pelas experiências vividas, sem ser uma alternativa ao modelo racional, acabam por se complementar, podendo ser uma força poderosa no processo da tomada de decisões.

Foram identificadas oito condições:

• Quando existe um alto nível de incerteza

• Quando há poucos precedentes em que se basear

• Quando as variáveis são menos previsíveis cientificamente

• Quando os fatos são limitados

• Quando os fatos não indicam claramente o caminho a seguir

• Quando os dados analíticos não são muito uteis

• Quando existem varias alternativas plausíveis, todas com boa justificativa

• Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com