TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Academico Filme: Um Senhor Estagiário (2015)

Por:   •  27/5/2020  •  Resenha  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 3

Filme: Um Senhor Estagiário (2015)

O filme traz um homem de 70 anos, Ben, que depois de se aposentar e ficar viúvo faz de tudo para preencher o seu dia a dia. Com a intenção de dar sentido para sua vida, vai desde realizar viagens até praticar Yoga. Ele trabalhou por 40 anos em uma empresa.

No outro lado da moeda temos, Jules, que diante de uma dificuldade de comprar roupas abre sua própria empresa, um startup de moda de e-commerce em rápido crescimento. A empresa é composta por profissionais jovens e atualizados com o mundo tecnológico, sem contar o dinamismo e o ambiente de trabalho descontraído.

O caminho de Ben e Jules se cruzam, quando a fundadora concorda com o programa de estágio sênior apenas para cumprir exigências do governo e ele a necessidade de se reinventar.

O enredo traz a diferença de posturas e comportamentos de gerações, onde Bem se mostra mais observador, organizado e com inteligência emocional para lidar com dificuldades, que mesmo sem entender nada de tecnologia não se desesperou, enquanto a nova geração está sempre correndo e atropelando etapas da vida, sofrendo com ansiedade e depressão diante de resultados não satisfatório.

Em virtude do cenário atual, temos o exemplo do que seria o mundo ideal onde os jovens além de inteligentes e conectados, se colocam no lugar do outro e ajudam nas dificuldades. Em meio a diversidade, respeitam o próximo.

Também temos a vida cotidiana da maioria dos empreendedores de equilibrar trabalho, casa, filhos, casamento, dinheiro.... Um novo modelo de composição familiar, onde o marido fica em casa cuidando da casa e dos filhos, enquanto a esposa trabalha fora. O desafio de uma jovem mulher no mundo corporativo, lidando com o choque de geração que vem de uma época em que feminismo não era aceito.

Como líder, Jules, implementa a comunicação horizontal da empresa, onde todos trabalham no mesmo andar e ninguém tem seu próprio escritório, deixa claro a importância da comunicação e o trabalho em equipe para se alcançar resultados positivos, onde todos têm voz na organização.

A verdadeira liderança está em tratar com respeito todos os colaboradores, sem medir palavras para elogio, sem medo de pedir desculpa e principalmente buscar ser o exemplo para a equipe. Uma chefe que realmente se importa com os negócios e o cliente, ao invés de apenas delegar funções.

Ao longo da trama cresce a importância da amizade de Ben e Jules, onde a experiência pessoal do senhor estagiário colaborou na evolução profissional e pessoal da jovem CEO. Fica nítido como o respeito à ordem de quem veio antes, de quem tem mais experiência e vivência pode salvar a “pele” dos mais jovens.

Atualmente as empresas necessitam de criatividade e dinamismo, porem ética, planejamento, foco, não se modificam. A ação mútua de gerações diferentes em um mesmo ambiente permite que as tarefas diárias e consequentemente o resultado ganhe uma perspectiva inovadora. Assim, o filme traz a reflexão sobre a importância de programas de reinserção de idosos no mercado de trabalho, o quanto pode afetar a vida pessoal o excesso de trabalho e não menos importante, pelo contrário, a visão da mulher no mercado de trabalho, em que ela pode ser mãe, esposa e uma ótima profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com