TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Filme Laranja Mecânica

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 5

       Vivias Dias Abrita                 1º ano/ sem.         Psicologia da Educação

Tópicos sobre o filme “Laranja Mecânica”

  1. A violência contra a mulher apresentada no filme;
  2. O tratamento que o personagem Alex é submetido;
  3. Se fosse na vida real, o Alex poderia ter voltado a ser o que era depois da tentativa de suicídio?
  4. O filme foi produzido durante a ditadura militar e os militares o proibiram com a alegação que seria pornográfico. Qual teria sido o real motivo da proibição?

  1. No filme “Laranja Mecânica” as mulheres não aparecem como protagonistas no filme, ficam sempre com papéis secundários, não há destaque para as falas e papéis femininos, o corpo da mulher é literalmente objetificado no filme, com alguns móveis de Alex, as mulheres aparecem apenas para servir de alguma forma os homens. Além dessa desigualdade de papéis e de poder político não alcançado pelas mulheres, aparecem também várias cenas de violência contra a mulher, muitas cenas de estupro. Cenas estas que são um exemplo perfeito de misoginia, que consiste no ódio às mulheres só pelo fato delas serem mulheres. A misoginia é um dos frutos da sociedade patriarcal, machista e sexista na qual vivemos, onde a cultura do estupro reina, e que resulta em uma rotina violenta de muita opressão e repressão às mulheres, matando-as todos os dias. Alex, o personagem principal do filme é escancaradamente misógino, ele e sua gangue de violentadores das minorias políticas (por exemplo, mulheres e idosos). Nas cenas de estupro retratadas nesse filme fica claro que o mesmo se constitui no prazer que o homem sente ao violenta-la de forma brutal e vê-la agonizar, sentir muita dor, sofrer, tal violência é justamente o quesito que faz o estuprador sentir prazer.
  1. O personagem Alex é submetido ao condicionamento Behaviorista para ser reintegrado à sociedade, onde é considerado como um “animal” e por isso mesmo, “domesticável”. O Behaviorismo pode ser sintetizado como um tratamento onde condiciona-se o paciente a rejeitar todo o comportamento considerado anormal pela sociedade e então passar a agir de formas que sejam aceitáveis socialmente. O Behaviorismo é o condicionamento (ou seja, a mutabilidade do comportamento do indivíduo através de sistemas de recompensas e punição) do comportamento individual. Alex é submetido a assistir filmes com cenas de violência inegável, sem poder nem piscar, pois suas pálpebras estão presas e seus olhos são molhados constantemente com colírio, porém, antes dessas sessões cinematográficas começarem, injetam-lhe um medicamento que causa uma náusea insuportável e ataques de pânico, fazendo com que ele associe seu mal-estar horrível com as cenas de violência que está assistindo para não mais reproduzi-las e, assim, ter seu comportamento modificado. A teoria do condicionamento fundamenta este procedimento ao qual Alex foi submetido e foi elaborada pelo fisiologista russo Pavlov, no início do século XX, sendo desenvolvida posteriormente por J. B. Watson e B. F. Skinner. Após ser submetido à este tratamento, Alex volta às ruas, à sociedade totalmente diferente, pois sempre que pensa ou sente vontade de praticar novamente suas atitudes violentas sente náuseas, vômito, tontura e também tem crises de pânico. O corpo e os comportamentos de Alex consistem em suas fontes de punição.
  1. Se fosse na vida real não acredito que Alex poderia ter voltado a ser o que era depois da tentativa de suicídio, pois, acredito que todos nós somos seres sociais, políticos e históricos, que estamos em construção e desconstrução à todo momento, que somos resultado direto, síntese do que vivenciamos, das experiências pelas quais passamos, e a somatória das pessoas que conhecemos em nossas vidas. Portanto, uma experiência traumática como a tentativa de suicídio nos marca profundamente pelo resto de nossas vidas, nos modifica, nos transmuta.
  1. O real motivo da proibição do filme “Laranja Mecânica” pelos militares é porque, boa parte do filme se passa no presídio, o qual era controlado pelos próprios militares, então eles não gostariam que seu poderio fosse revelado e também, porque o tratamento ao qual Alex é submetido é um modo de tortura psicológica utilizado pelos governos autoritários, fascistas, pelos militares e pelo próprio sistema carcerário na sociedade brasileira capitalista (mas não só na sociedade brasileira) de formas um tanto mais sutis, porém, muito semelhantes, com todas as práticas e mecanismos de vigilância e punição, onde os presos são submetidos a um confinamento, isolamento, fragilidade emocional, exclusão social e a vários condicionamentos comportamentais, pois sofrem por demais nas prisões, com racionamento de água, celas extremamente lotadas, com cerca de 40, 50 pessoas em uma única cela, com apenas 200g de comida por refeição, solitárias, todos eles tem suas correspondências lidas pelos policiais tanto antes de sair do presídio quanto antes de entrar, para que, diante de todos estes condicionamentos aos quais são submetidos, tenham modificado seus comportamentos quando saírem de lá. As práticas disciplinares que tornam os seres humanos domáveis, domesticáveis, próprias da prisão, suplantam a órbita daquele meio, e tem alcance que transplanta muito além das barreiras impostas pelas muralhas, transmudando-se e constituindo-se em verdadeiras armas tecnológicas de poder, a alcançar todos os membros da sociedade onde encontra-se contextualizada. O paradoxo da realidade e do modelo coercitivo de correção pelo aprisionamento, na medida em que enquanto o modelo pensado desejaria reprimir e reduzir a criminalidade, selecionar e organizar a delinquência, em vez disso, passa a contribuir para a manutenção dela, como um círculo vicioso e sem fim. Um excelente exemplo de como o condicionamento funciona como tortura e é utilizado como método pelos governos ditatoriais e, também de diversas formas na sociedade capitalista, é o livro e o filme “1984” de George Orwell, onde técnicas de condicionamento Behaviorista são aplicadas nos personagens principais para que eles abandonem suas ideologias, seus sonhos, suas formas de pensar e possam viver de forma totalmente submissa na sociedade ditatorial, acatando sem questionamentos as ordens e ideologias do ditador, o “Grande Irmão”, as quais são opostas às deles. Então podemos concluir que a sociedade capitalista se utiliza das técnicas e metodologias do condicionamento de formas sutis, que estão cristalizadas em nós, e que, por isso, passam despercebidas na maioria das vezes, para controlar e submeter, manipular os indivíduos a favor de suas ideologias e de seus interesses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com