TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO FILME LARANJA MECÂNICA

Por:   •  21/9/2015  •  Resenha  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DO FILME: LARANJA MECÂNICA.

                                          POR:

INTRODUÇÃO

O relatório a seguir é uma análise do filme laranja mecânica de Stanley Kubrick, adaptado do livro de John Antony Burgess, relacionando o filme com as técnicas psicológicas do Comportamentalismo.

        O comportamentalismo é relacionado com os estudos referentes ao determinismo do meio e da adoção de certos comportamentos baseados em estímulos que fazem parte da rotina do objeto de estudo ou que foram introduzidos propositalmente para determinar uma resposta já estimada. Sendo assim, podemos mudar o comportamento de um determinado sujeito utilizando técnicas de reforço,

O fundamento dessa escola da psicologia é a teoria do condicionamento, elaborada pelo fisiologista russo I. Pavlov no início do século XX e desenvolvida mais tarde por J. B. Watson e B. F. Skinner, psicólogos norte americanos que criaram o paradigma comportamentalista na psicologia conhecido como Behaviorismo.

LARANJA MECÂNICA

 

               O filme conta a história de Alexander, um rapaz jovem de família nobre que é muito violento. O jovem é membro de uma gangue de quatro componentes na qual ele é o líder, e ele chama seus parceiros de irmãos ou grogues. Todas as noites os jovens tomavam uma bebida com drogas que aguçava seus sentidos e depois saiam pelas ruas espancando pessoas e abusando de mulheres.

               Uma certa noite eles saem a procura de mais uma vítima, mais a mulher que era alvo da gangue já havia ouvido boatos sobre os garotos, e ao perceber algo estranho ela chama a polícia. Ao invadir o apartamento da mulher, Alex é surpreso com um confronto, no qual ele ataca a mulher e esta vem a falecer. Ao ouvir o barulho das sirenes da polícia, ele tenta fugir, mas é surpreendido ao ser atacado por sua própria gangue, que o abandona.

               Alex é preso e condenado a 14 anos de prisão. Para se ver livre dos companheiros de cela ele se aproxima do padre e diz estar interessado na bíblia, na palavra de Deus, mas na verdade ele gosta de ler a bíblia para se imaginar fazendo as maldades ali descritas. Ele se encanta com a oportunidade de se ver livre em menos de um mês com o novo tratamento do Centro Médico Ludovico, que iria recrutar um dos prisioneiros para servir de cobaia no estudo de uma nova técnica, na qual o mal seria transformado em bem, política essa recentemente adotada pelo governo.

                O tratamento de Alex é feito aplicando-se um soro em seu corpo, que causava reações de enjoo em seu organismo, logo depois ele era colocado em um local onde era obrigado a assistir cenas de violência, sem que sequer pudesse piscar, seus olhos se mantinham abertos por meio de uma máquina, e havia um enfermeiro que colocava colírio em seus olhos para que este não ressecasse. Enquanto ele assistia as cenas de violência ele também ouvia uma música que ele gostava muito, do Beethoven.

                 Depois de algumas sessões de tratamento Alex começa associar as náuseas e o mal estar provocado pelo soro às cenas de violência e à música, sendo assim toda vez que ele vê cenas de violência ou pensa em praticar alguma ele se sente enjoado e sente o mal estar que sentia durante o condicionamento.

                 Quando Alex é libertado ele não consegue presenciar cenas de violências e nem ao menos se defender contra as violências direcionadas a ele. Após ser solto ele encontra um de seus antigos colegas que virou policial e o persegue, tentando fugir ele acaba se deparando com uma antiga vítima, que resolve se vingar. Sabendo que Alex não suporta a música de Beethoven, ele o prende e coloca a música bem alto, de forma que o rapaz sente-se tão desconfortável que sua única saída é pular pela janela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com