TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme Laranja Mecânica

Por:   •  11/8/2015  •  Resenha  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 2

No filme o personagem é submetido a um tratamento que ilustra um modelo de condicionamento respondente e a eficácia da punição como meio para a modificação de comportamentos.

É apresentado alguns procedimentos de um tratamento para extinguir o comportamento violento de um criminoso. No experimento realizado com o personagem é usado como estímulo incondicionado uma droga que pareada com cenas de violência causam efeitos aversivos (náuseas, enjoos), adquiriram a função de estímulos condicionados. As respostas reflexas eram exemplos de comportamentos eliciados por cenas de violência a qual era submetido. Eram os agentes punidores os comportamentos violentos que o inibiam de cometer tais atos, tendo seu corpo e seus comportamentos como seus punidores, era necessário esquivar-se das náuseas não cometendo nenhuma violência; levando as pessoas a acreditarem que seus comportamentos agressivos haviam sido extintos (que ele havia sido curado).

Quando as cenas de violência e os comportamentos violentos perderam a função de eliciarem respostas reflexas (náuseas, enjoos), também perderam a função de punidores e sinalizadores de punição e ao mesmo tempo os atos violentos vão deixando de ser punidos com desconfortos. A punição tem efeitos colaterais e só se mostra efetiva enquanto os estímulos aversivos incondicionados são pareados com estímulos aversivos condicionados, se não for assim perdem sua função.

O tratamento se revelou um fracasso, pois além de coercivo não foi realizado uma análise funcional dos comportamentos que o conduziram a prática de atos violentos. Através da análise funcional, obtêm-se as informações sobre a história de vida e as contingências reforçadoras presentes na vida, como relacionamentos familiares, escolar, profissional, saúde, etc. Através desta avaliação busca-se conhecer quais comportamentos aceitáveis socialmente que devem ser reforçados e quais comportamentos inadequados não deveriam ser reforçados, planejando-se então uma intervenção adequada.

Outro problema observado e que também contribuiu para que o tratamento não fosse eficaz, foi à falta de acompanhamento pós-tratamento para uma maior garantia de que os resultados alcançados permanecessem. Não foi percebida uma readaptação ao meio que vivia, e não foram produzidos outros reforçadores para substituir os que não poderia conseguir através da violência. Como a intervenção não aconteceu com analise previa e acompanhamento pós-intervenção, com o passar do tempo ocorreu a extinção dos comportamentos respondentes (vômitos, náuseas) diante do pareamento com o comportamento agressivo, e como não houve nenhuma intervenção para ampliar seu repertório, o personagem voltou ao padrão anterior.

Métodos como os observados no filme não devem ser utilizados em nenhuma forma de tratamento, pois foi realizado sem consentimento prévio e não respeitou a dignidade e a integridade de quem estava sendo submetido ao tratamento.

Qualquer intervenção deve ter como promover qualidade de vida, e não produzir pessoas indefesas, antissociais, mecanizadas, como foi o resultado da intervenção. Para isso a intervenção deve ser feita com técnicas e procedimentos éticos e comprovados cientificamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com