TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual Do5} Semestre Unopar

Por:   •  22/9/2013  •  2.855 Palavras (12 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PROBLEMA VIVENCIADO NA ESCOLA 4

3 REFERENCIAL TEÓRICO 5,6,7

4 PLANO DE AÇÃO 8,9

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................10

6 REFERENCIAS.......................................................................................................11

1-INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje é um verdadeiro desafio para a sociedade compreender, intervir nas diferentes formas de violência incluindo a escolar, que tem ganhado espaço nas páginas jornalísticas. Tal fenômeno tem evidenciado com progressiva intensidade nos ambientes escolares envolvendo alunos de diferentes níveis e modalidades da educação. Este fato não é novo, conhecido como o fenômeno “Bulling”, não pode ser desconsiderado no atual processo democrático escolar que envolve diversos fatores e seguimentos da sociedade. Refletindo sobre a problemática da violência escolar.

Buscamos então neste estudo investigar as origens da definição conceitual do fenômeno “Bulling“, em seguida as conseqüências, intuições, ações e elementos envolvidos,nos debates sobre essa complexa temática.

Convidamos então nossos leitores, por meio deste estudo a refletirem sobre este problema, buscando instigar o debate, a compreensão e a análise do fenômeno “Bulling”, sua gênese, suas causas e efeitos. Interessa-nos identificar as diferentes “violências escolares” a que se submetem os alunos e os fatores que instigam e levam a ações agressivas, bem como identificar os meios para detectar o fenômeno Bulling e as possíveis interferências educativas.

Diante desses cenários onde diferentes tipos de violências acontecem na escola, ambiente que antes era palco somente de aprendizado escolar, hoje está se tornando em um verdadeiro campo de batalha onde só sobrevivem os mais fortes, surgem as indagações: Qual é o papel da escola e de profissionais da educação diante da violência escolar? Quais as causas de comportamentos cada vez mais estranhos, violentos? Como explicar tal fenômeno que na maioria dos casos acontecem no silêncio? Qual o papel da família diante deste problema?.

Esse fenômeno tem afetado docentes, discentes, gestores educacionais e a própria família. Todos devem intervir, buscar formas de prevenção contra este fenômeno, assumido o compromisso do desenvolvimento de uma cultura de cooperação, paz e acima de tudo de tolerância.

2-PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

A análise será feita através de triangulação de dados, será feito comparação com todos os dados coletados, principalmente no que diz respeito à cultura e a situação sócia econômica, do sujeito da pesquisa.

A comparação é muito importante, pois é através dela que pode se descobrir, e tirar dúvidas referentes à problemática levantada sobre o bullyng na escola. O estudo será desenvolvido por uma pesquisa estudo de caso, objetivando evidenciar o fenômeno social estudado. Como técnica será utilizada a coleta de dados, através da entrevista estruturada contendo perguntas abertas. Solicitaremos as autorizações necessárias conforme normas da ABNT. Faremos uso de uma observação direta para a pesquisa. A metodologia utilizada será estudo de caso, que estuda uma especifica situação, em uma determinada escola, ou sala de aula. Buscando conhecer em particular uma determinada unidade. Esse estudo de caso foi escolhido para melhor observação, desses comportamentos agressivos e para melhor compreensão dos fatos. Segundo Triviños (1987, p.133) “estudo de caso é uma categoria de pesquisa cujo objeto é uma unidade que se analisa aprofundadamente.

Esta definição determina suas características que são dadas (...) natureza e abrangência da unidade. O estudo de caso nesta pesquisa vai buscar de perto dado de comportamentos agressivos, com a finalidade de subsidiar ações concretas no combate à agressividade no meio escolar.

A pesquisa será realizada em uma determinada escola com alunos de cinco anos, com a finalidade de conhecer os problemas e as situações nas quais os alunos estão vivendo, problemas esses relacionados ao tema Bulling na Escola.

A importância do professor na vida de aluno é inevitável, a criança espera que o professor seja correto e que seja exemplar, para que essa criança tome esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com