TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Observação criança Estadio Pré Operatório

Por:   •  11/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

JVF, 2 anos, foi observado em ambiente familiar, realizando atividades de lazer e de interação com familiares.

O primeiro momento observado foi enquanto realizava uma brincadeira de bola com seu tio. Observa-se que JVF sente uma grande alegria ao perceber que Ele é o centro da atenção na brincadeira, interage correndo e muito sorridente, solta diversas gargalhadas, bate palmas, tem um pouco de dificuldade motora ao se levantar quando cai no chão para pegar a bola, quando vai em uma direção com certa velocidade tem dificuldade para parar e retornar pelo mesmo lugar rapidamente.

Muitas vezes ele se joga no chão para o familiar gritar gol e quando isso acontece ele fica rolando de um lado para o outro enquanto o familiar não para de gritar gol. Perguntam a Ele de quem é a bola, ele responde “compô”, aí perguntam: Você comprou a bola? Ele responde prontamente: “Pai compô”. Existe uma dificuldade em formar as frases, geralmente elas não possuem artigos, não consegue formular grandes frases, sabe os nomes da cachorra e da gata, quando solicitado ele as chama e aponta para elas. Quando perguntado o seu nome, que é composto, Ele não consegue falar, então, Ele mesmo se auto intitulou com um apelido ao qual a pronúncia traz a sonoridade do seu último nome.

Todas as vezes que a bola caía embaixo do carro que estava dentro da garagem onde eles brincavam, Ele abaixava, olhava a bola mas não a pegava, o familiar é quem a retirava e ele aguardava ansioso, quando ele podia avistar a bola imediatamente colocava o pé assim como o adulto estava fazendo para “ajudar”a retirar a bola de lá.

Em um dado momento ele pediu ao familiar água, o Tio lhe perguntou se queria água ou Coca-cola, ele apesar de gostar muito de Coca-cola(sic), pediu novamente água. Quando o Tio foi buscar, ele foi atrás, segurou o copo com as duas mãos, levou até a boca e tomou o liquido sem deixar cair, devolveu o copo e saiu correndo para novamente brincar. Um outro familiar lhe disse: “Como é que fala para o Tio?” ele não respondeu e foi até o Tio, segurou sua mão e começou a puxá-lo para o quintal onde se encontrava a bola.

O Tio disse que estava cansado e sentou-se apanhou o celular e começou a jogar um jogo, ele ficou olhando, e foi escalando a perna do Tio para chegar até seu colo. O Tio o colocou sentado no colo e tentou lhe ensinar a jogar o jogo, mas ao invés dele apertar os botões do jogo, ele espalmava sua mão na tela do celular e dava muitas gargalhadas. A Observação foi finalizada.

Conclusão da Observação:

Neste estágio a criança já é capaz de representar as suas vivências e a sua realidade, através de diferentes significantes como nas brincadeiras, Jogos, desenhos, linguagem, imagens e pensamentos.

Percebi na observação certa dificuldade na parte da coordenação motora no momento de segurar o copo de água, precisou fazê-lo com as duas mãos, na hora de puxar a bola com apenas um dos pés, algumas vezes desequilibrou-se e também quando caía na hora de se levantar.

Em relação a linguagem, ele não falava muito, porém quando falava, não conseguia formar uma frase inteira muito bem, por exemplo quando falou que o pai havia comprado a bola, ele não falava o meu pai comprou, falava somente “pai compô”, quando pediu água também não formou uma frase completa como quero água ou estou com sede, apenas disse “água”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com